A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior comemorou no passado sábado 20 de Novembro, o seu nono aniversário. Ao longo destes nove anos esta Tuna tem levado o nome da UBI a diversas cidades, e sempre com muito “orgulho e dedicação”. Esta tuna conta com 121 prémios nos 33 festivais que participou, sendo dois deles prémios dirigidos a um elemento da tuna, e não a nível colectivo. Para o actual Magister Luís “505” Dias “os prémios não são o mais importante, mas sim a alegria e as palmas que o público dirige ao trabalho desempenhado por nós ao longo destes nove anos”.
Questionados sobre o segredo de tamanho sucesso, e o porquê de tantas conquistas ao longo dos anos, de tantos seguidores, Daniel Petrucci, um dos sete fundadores afirma que” não existe nenhum segredo específico, mas sim muito trabalho, todos os dias, todos os anos, para se conseguir passar aos mais novos em que base foi fundada esta tuna, e as regras que gerem esta família”.
Este grupo garante que “é devido à boa fundação e estrutura mantida que se consegue aguentar por muito tempo um grupo assim coeso e humilde, e tendo como principal desejo que viva por muitos anos, sem ser descaracterizado, tornando-se sempre o orgulho de quem pertence a esta tuna, e principalmente de quem nos acompanha e nos dá força para continuar.”
A Desertuna teve ao longo dos anos o prazer de esgotar várias vezes o Cine-Teatro da Covilhã, com o seu festival – Festubi, que já vai realizar a sua décima edição. Em Outubro de 2003 apadrinhou o Buffalu´s, sendo um local de culto para todos aqueles que visitam a cidade neve, apadrinhou também a TUSALD – Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Como bebida oficial escolheram o bagaço com mel.
No ano de 2008 no 1º Camilinho - Encontro de Tunas da Universidade Lusíada de Famalicão a Desertuna passou a ter duas tunas irmãs, a Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão e da Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, formando assim a Tri-irmandade.
Por terem uma grande admiração e pela próximidade geográfica a Copituna d´Opiddana - Tuna Académica da Guarda, foi a Tuna escolhida para apadrinhar a Desertuna, o convite foi oficializado num encontro de tunas na cidade da Guarda.
Este ano prometem mais um ano de muita alegria, boa disposição, boa música, e muito optimismo. Luís Pedro Dias, afirma que “ o nosso programa é continuar a trabalhar para conseguir atingir os sonhos e os objectivos que a tuna tem”.
Daniel Petrucci deixa uma mensagem à Desertuna e a todos que fazem parte desta família: ”Os mais sinceros parabéns por estes nove anos de vida. Desejo que exista sempre e para sempre com a humildade, força, diversão, bons costumes e boa gente. Desejo também ter o privilégio de ter sempre um público fantástico e agradecer todo o carinho de tanta gente ao longo destes anos, agradecer também à UBI, à Cidade da Covilhã, e aos amigos mais chegados que fazem com que a Desertuna chegue mais além.”