No primeiro dia de competição, a equipa ubiana defrontou na primeira jornada os actuais campeões nacionais – Instituto Politécnico de Viseu. Uma partida em que a turma beirã saiu vencedora por 1-0. Com o apuramento garantido para as meias-finais, a equipa da UBI entrou para o jogo da segunda jornada com a Universidade de Aveiro em gestão de esforço, num jogo que acabou empatado sem golos.
No segundo dia de competição, a primeira meia-final do torneio foi disputada entre o Instituto Politécnico de Leiria e a UBI. Um jogo muito equilibrado, que ao final do tempo regulamentar, marcava o marcador 0-0. Foi necessário recorrer aos pontapés da marca de grande penalidade, onde a UBI saiu derrotada por 6-5.
Afastada da final, a formação orientada por Manuel Cadete não baixou os braços e foi conquistar o jogo de disputa do terceiro e quarto lugar à Associação Académica de Coimbra. Um jogo novamente terminado sem golos, mas onde a UBI foi mais feliz nas penalidades ao sair vitoriosa por 5-4. O pódio ficou completo com a Universidade de Aveiro em segundo e o IPL com o lugar mais alto.
Segundo Manuel Cadete, treinador da equipa de Futebol 11 da UBI, “a equipa pecou na finalização”, aspecto que promete trabalhar. No entanto “conseguimos concluir o objetivo que era atingir as meias-finais”.
As expetativas para o segundo torneio de apuramento passam por “atingir novamente as meias-finais e conseguir o apuramento direto para os CNU’s”. Quando confrontado com o que esta equipa pode alcançar, Manuel Cadete admite que “queremos chegar aos CNU’s e estando lá, sabemos que lutamos de igual para igual com todas as equipas e não vamos com falsas humildades. Vamos para lá para fazer o nosso melhor e acho que temos um grupo espectacular que ainda pode evoluir muito.”
O treinador licenciado em Ciências do Desporto pela UBI debruça-se ainda pela evolução do Universo Desportivo na Universidade nos últimos tempos, ao dizer que “acho que é importante o esforço que estão a fazer para melhorar as condições de treino das equipas da nossa academia, principalmente as nossas. Finalmente poderemos deixar de treinar no pelado, o que nos tem prejudicado bastante e que tem colocado um entrave, digamos, à evolução que esta equipa pode ter.”
Treinar desportistas universitários “é completamente diferente. O espírito é único, principalmente nesta equipa. Os jogadores são amigos uns dos outros, ajudam-se em tudo o que lhes é possível e integram muito bem os novos jogadores. É muito isso que faz valer a nossa equipa. A camaradagem vivida nas rotinas académicas acaba por passar para os grupos desportivos e é uma mais-valia.” O segundo torneio de apuramento para os CNU’s realiza-se em Faro, nos próximos dias 27 e 29 de Fevereiro.
Outra das equipas a conquistar um lugar no pódio foi a de voleibol feminino. A formação da AAUBI participou no I Torneio de Apuramento de voleibol universitário com a sua equipa Feminina, nos dias 14 e 15, em Aveiro, tendo alcançado o terceiro lugar.
No primeiro jogo da fase de grupos, a equipa da academia sofreu uma derrota por dois sets a zero contra a AAC, lutando por um lugar na fase seguinte contra a turma da AAUAlg, onde a UBI se superiorizou com dois sets sem resposta.
Na primeira meia-final do dia, a AAUBI defrontou a equipa da casa, a AAUAv, onde não conseguiu impor o seu jogo e saiu derrotada novamente por 2-0. De forma a mostrar o seu excelente voleibol, que tem vindo a evoluir, restava lutar pela honra do terceiro lugar. As estudantes da Covilhã mostraram o seu valor e venceram por 2-0 a Associação Académica da UTAD, alcançando desta forma um espetacular lugar no pódio.