As várias áreas de saber desenvolvidas na UBI e que estão sob a tutela da Faculdade de Engenharia, vão estar em destaque numa conferência científica que junta docentes, investigadores e alunos de vários países.
São três dias inteiramente dedicados a todo o tipo de Engenharia, desde a Têxtil à Informática, passando pela Civil, ou Eletromecânica e ainda a Aeronáutica. Um vasto leque de áreas que acabam por se reunir, ao longo de três dias, na universidade. Debater os mais recentes avanços nesta área científica e promover o encontro entre profissionais, investigadores e empresas ligadas à área são algumas das metas do evento.
Trata-se do maior evento científico da área da Engenharia realizado em Portugal no ano de 2011. Um congresso concebido como um amplo fórum de discussão que tem por base fomentar o contato entre investigadores e profissionais de diferentes áreas de Engenharia e possibilitar a divulgação das suas atividades de investigação, de inovação e desenvolvimento junto dos vários sectores da economia. Um dos pontos mais importantes é precisamente a ligação entre a universidade e as empresas. Este tipo de iniciativas assume-se como mostras do que se desenvolve no seio dos laboratórios da instituição. Inovações e desenvolvimentos que devem passar para as empresas. Criar novas linhas de conexão e fomentar o fluxo de parcerias que já existem são metas pensadas pelos organizadores.
Nesta jornada científica vão estar em debate 25 tópicos disponibilizados para a submissão de vários artigos. A organização recebeu 195 propostas, das quais 165 foram aceites para ser apresentadas ao longo dos três dias do evento. Trabalhos das mais variadas áreas que são ainda complementados com a apresentação de 11 posters científicos.
Para os membros da organização, “este evento vem na sequência do sucesso da 5.ª Conferência de Engenharia “Engenharia’ 2009 e que se constituiu como uma organização de referência no domínio da Engenharia em Portugal”. Esta referência académica levou a que neste evento marcassem presença todas as universidades e politécnicos lusos, que desenvolvem cursos nesta área. Este ano, a internacionalização é outro dos grandes avanços. Serão apresentados diversos trabalhos vindos de Espanha, França, Brasil, Venezuela, Polónia, Paquistão, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Roménia e Israel. Uma lista diversa que serve também para cimentar a importância e reconhecimento da importância desta atividade para o desenvolvimento da atividade económica.
Entre 28 e 30 de novembro, o "ICEUBI2011 - International Conference on Engineering UBI2011 - Innovation and Development", permite também aos alunos da academia, um contato com diversos temas. Este tipo de formação complementar visa também impulsionar o espírito crítico e a procura de novas temáticas por parte dos alunos. Para além de servir como suporte das matérias avançadas ao longo das aulas, com as apresentações feitas nos três dias do evento, os alunos têm a oportunidade de contatar com aspetos mais precisos de vários ramos da Engenharia. Ao evento científico juntam-se também temáticas culturais e sociais. A título de exemplo, no dia 30 de Novembro, a realização de mais uma edição do concurso “Pontes de Esparguete”. Ao longo da conferência, os participantes têm ainda tempo de ficar a conhecer alguns pontos da cidade e tradições da região, estando prevista uma recepção e porto de honra na Câmara Municipal e um jantar que inclui degustação de queijo da serra numa das unidades hoteleiras da região.