As contas dos Serviços de Ação Social da UBI estão agora públicas. A administração da academia promoveu a publicação de um livro com o relatório de atividades. Um documento que tem por objetivo efetuar uma síntese das principais atividades desenvolvidas no ano de 2010, nas áreas de gestão e governação e de apoio social, que asseguram a prestação de serviços neste âmbito a estudantes, colaboradores e familiares diretos, os quais constituem a base da comunidade académica da Universidade da Beira Interior (UBI).
Um dos principais dados relativos ao ano em causa prende-se com as verbas transferidas de forma direta, do Orçamento de Estado. Ao todo, os SASUBI receberam 1.079.275,00 euros, por este meio. A este valor acrescenta-se também o das receitas próprio dão assim origem às receitas totais que somaram 2.675.570,67 euros.
Para os responsáveis esta publicação apresenta também uma outra vertente, a da divulgação dos principais projetos de desenvolvimento estratégico. Em 2010, a aposta passou pela implementação de sistemas de informação de gestão, de cariz intangível. Os SASUBI implementaram duas plataformas: a de compras públicas e a de gestão de processos de candidatura a bolsa de estudos, ferramentas que “permitiram uma gestão mais transparente e ganhos de eficiência e de eficácia”. A estes aspetos juntam-se a inovação e mudança organizacional nos Serviços de Administração dos SASUBI, a celebração de protocolos de cooperação com instituições nacionais do foro público e privado e oferta desportiva a realizar por parte da UBI, em cooperação com a AAUBI.
Nesta publicação, os responsáveis por este serviço lembram que “os SASUBI passaram por um profundo processo de reestruturação e reorganização que tem por expoentes máximos a implementação do novo Regulamento Orgânico e a criação de um novo desenho organizacional”.
O posicionamento renovado dos SASUBI recorde-se é: “Inovar com + Responsabilidade Social”, e visa assegurar a função de suporte assumida por estes serviços à totalidade da comunidade académica da UBI, bem como contribuir para uma maior abertura da UBI ao exterior, através do apoio social, da cultura, do desporto e do empreendedorismo social.
Para os próximos tempos, está em preparação uma central de reservas online de alojamento, em várias línguas, de modo a satisfazer a procura crescentemente internacional da UBI. Além disso, “encontra-se em fase avançada de preparação a implementação de um novo sistema de gestão do tempo e assiduidade, fazendo uso do novo cartão de identificação universitário da UBI. Um guia que tem, para o próximo ano de atividades, um objetivo fulcral, o de adoptar o Sistema Interno de Garantia de Qualidade da UBI (SIGQUBI), o qual permitirá, numa primeira fase, o cumprimento integral dos requisitos da Norma ISO 9001:2008, e numa segunda fase, o cumprimento das normas: ISO 14001 – Gestão Ambiental e AS 8000 – Responsabilidade Social, nas atividades dos SASUBI.