Naquela que foi a primeira prova de navegação todo o terreno organizada pelo clube Escape Livre, participou também, na construção do evento, a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes. Esta vertente surge como uma nova aposta por fora de estrada.
Assim sendo, estas duas instituições apostaram em oferecer condições únicas numa prova que percorreu muitos trilhos do concelho da Guarda. “Nas Alturas Navegação 4x4” foi a designação encontrada para este desafio que teve na orientação o seu principal foco.
A organização faz um balanço positivo do evento ganho pela equipa “Carnes Rodrigues TT”. À prova de navegação e orientação todo terreno responderam 16 equipas duplas, num total de 32 viaturas e cerca de 90 pessoas envolvidas, números que agradaram à organização, tendo em conta a actual conjuntura económica.
A busca de uma centena de waypoints (WP) distribuídos um pouco pelo distrito da Guarda revelou-se “não só um desafio interessante, como a descoberta de algumas das mais belas paisagens da região”, adiantam os membros do Escape Livre. Em dois dias de navegação e orientação com S. Pedro a proporcionar bom sol e calor, os participantes referiram, como principal dificuldade, o pó que tiveram que enfrentar. No segundo dia, tudo correu melhor, apesar de o tempo para os WP ser mais limitado, o que exigiu estratégias mais apuradas.
Paulo Dias, um dos pilotos da equipa vencedora, afirma que “a prova correu muito bem. O segundo dia foi um bocadinho mais cansativo porque nos deitámos à sombra do primeiro lugar e da diferença que tínhamos. Por isso cortámos um bocadinho nos andamentos, não arriscámos tanto em termos de estratégia, tentando manter o avanço já alcançado”. O piloto considera que a organização “foi excelente. Havia waypoints com grau de dificuldade muito elevado, o que é bom para nós e para quem navega com carta e GPS sem cartografia. Esteve tudo muito bom”.
Para o diretor de prova, José Pereira, “a organização mostrou-se à altura da exigência de uma prova com estas características e no dizer dos próprios participantes tudo correu bem”. Já Luís Celínio, presidente do clube Escape Livre, salientou que “foi uma parceria magnífica com resultados extraordinários. Vamos ver se podemos continuar no futuro e se assim for, ainda melhorar esta prova”.