A época 2011 do Campeonato de Portugal de Montanha fecha com um vice-campeão covilhanense. Ainda que este título estivesse assegurado desde a última prova, João Fonseca foi a Guimarães na expectativa de se despedir da temporada com mais um bom resultado.
Na última jornada do campeonato, disputada na “cidade berço”, Fonseca arrecadou, novamente, um segundo lugar no último fim-de-semana, na Rampa Expo-Clássicos (Penha). A primeira posição escapou-lhe para Paulo Ramalho, o vencedor do campeonato, por apenas cerca de 1,5 segundos. “Tenho consciência de que até poderia ter feito melhor, mas como já estava tudo definido em termos de campeonato não quisemos arriscar. Tivemos algumas dificuldades de aderência com os pneus e não conseguimos alcançar os tempos desejados, atingidos na anterior passagem pela Penha que nos deu a vitória”, refere o condutor do SilverCar CM08 da MTC-Team.
Em comunicado enviado à Imprensa, o piloto confessa que ficou satisfeito com o segundo lugar: “Foi mais um excelente resultado a juntar aos muitos desta época, com a diferença de que desta vez não havia qualquer tipo de pressão e estivemos descontraídos, exactamente por já estar tudo decidido no Campeonato. ”. “Assistiu-se a mais um bom espectáculo”, afirma o agora vice-campeão.
Uma posição que acaba por ser a melhor classificação da sua carreira, o segundo lugar da geral no Campeonato de Portugal de Montanha 2011 e também segundo na sua categoria representam, para João Fonseca, “um importante marco” na sua carreira, já que “se assumem como os melhores resultados de sempre na competição. O melhor que tinha conseguido até aqui foi um quinto lugar da geral e um quarto na categoria, no ano passado, ao volante do Radical SR3”.Recorde-se que sua estreia no Nacional de Montanha foi em 2003, na Rampa Serrada Estrela, aos comandos de um Ford Sierra Xr4i.
Nesta temporada, o piloto da Covilhã conseguiu duas vitórias absolutas, uma no Caramulo e outra na Penha, dois segundos lugares, nas Rampas de Cerceira e Expo-Clássicos, uma terceira posição, em Paços de Ferreira, e ainda um quarto e um quinto lugares, em Bragança e na Falperra, respectivamente. “Esta época superou todas a expectativas, até porque andámos sempre 'colados' aos primeiros lugares”, avalia João Fonseca, ao destacar “o excelente trabalho realizado ao longo da temporada por todos os elementos da equipa”. O vice-campeão salienta ainda “o bom ambiente existente no seio do grupo do Campeonato, que se criou entre os pilotos”.