Depois das várias distinções já recebidas em Portugal, entre as quais a recente menção honrosa no Concurso Internacional de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE-IUL MIT-Portugal Venture Competition, Luis de Matos, aluno do Mestrado de Engenharia Informática da UBI, marcou desta vez presença no III Encontro Hispano-Luso de Profissionais na Área da Discapacidade, que teve lugar no Centro de Recuperação de Pessoas com Discapacidade Fisica e/ou Sensorial (CRMF), em Salamanca.
Num evento subordinado ao tema “Novas Oportunidade Laborais”, o projeto wi-GO foi apresentado numa demonstração prática sobre as novas tecnologias adaptadas às pessoas comatividade limitada. O protótipo criado por Luis de Matos recolheu boas críticas e foi bastante elogiado pelos profissionais presentes, que o consideraram um dispositivo tecnológico com muito potencial e capaz de ajudar verdeiramente as pessoas com mobilidade reduzida.
O autor explicou como funciona o wi-GO, nomeadamente a tecnologia de reconhecimento que lhe serve de suporte. "Não preciso de nenhum dispositivo para comunicar com o carrinho. Ele reconhece a pessoa pela imagem utilizando um sensor da Microsoft e comporta-se como um dispositivo completamente autónomo".
A trabalhar neste projeto à cerca de um ano, Luis de Matos, em conjunto com os elementos da sua equipa, já construiram dois protótipos, estando este que foi apresentado em Salamanca muito próximo do modelo final, ficando a faltar apenas a sua comercialização. O investigador considera contudo que esta é a fase mais complicada, uma vez que apesar das potencialidades do projeto, “é muito difícil introduzir novas tecnologias no mercado, apesar de o preço não ser excessivo, à volta dos 400 ou 500 euros”, realça.
Com a presença neste encontro, Luis de Matos para além de divulgar o seu carro de compras inteligente, espera também conseguir estabelecer parcerias para a comercialização do wi-GO, uma vez que marcaram presença no encontro empresas como a Castillo Benavente S.A e a Artenave, empresas, espanhola e portuguesa respetivamente, que procuram integrar as pessoas com discapacidade nos seus quadros empresariais.
O encontro contou ainda com a presenca de Humberto Santos, Presidente da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), mas também Jesús Málaga, subdelegado do Governo de Salamanca, Carmen Sánchez, membro da Junta de Castilha e Leão, e Augusto Pimenta de Almeida, Consul honorário de Portugal e Espanha, tendo todos destacado a importância do encontro numa época em que o desemprego não para de aumentar e as pessoas com deficiência têm dificuldades acrescidas de conseguir um emprego.
O encontro acolheu ainda a apresentação de outras iniciativas tecnológicas que procuram melhorar a vida das pessoas com discapacidade, nomeadamente o projeto “CityBugger”, do Clube da Inovação da Universidade Pontificia de Salamanca, e a iniciativa “WII-Terapia” do Grupo Vitalia.