Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Uma autêntica semana portuguesa no Brasil
Douglas Cavallari (Correspondente no Brasil - S.Paulo) · quarta, 2 de novembro de 2011 · Internacional Entre os dias 25 e 29 de outubro, os brasileiros receberam as visitas do presidente de Portugal, do primeiro-ministro e de quatro secretários de Estado. A semana também foi marcada pela realização de uma feira de promoção dos produtos portugueses. |
Passos Coelho durante o encontro com Dilma Rousseff. |
21990 visitas Ao longo da semana passada, o Brasil esteve no foco da diplomacia portuguesa. Há tempos o país não recebia uma delegação estrangeira tão numerosa num espaço de tempo tão curto. As visitas oficiais começaram na passada terça-feira e se estenderam até o sábado. A autoridade que mais permaneceu no país foi o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. José Cesário cumpriu uma longa agenda durante cinco dias. Esteve com os principais emigrantes e luso-descendentes do Rio de Janeiro e São Paulo. O presidente Cavaco Silva foi homenageado na capital paulista durante o jantar que comemorou os 99 anos da Câmara Portuguesa de Comércio, realizado na quinta-feira. O mandatário foi lembrado como um grande incentivador da colaboração entre os dois países. O dia também foi marcado pelo maior compromisso político da agenda, o encontro entre o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e a presidente Dilma Rousseff. O interesse brasileiro nas privatizações portuguesas esteve no foco das conversas. O sábado foi dedicado à comunidade jovem. No seminário “Luso-brasilidade: Reflexões e Atualidade” estiveram presentes, além de Cesário, os secretários Alexandre Miguel Mestre (Juventude e Desporto), António Almeida Henriques (Economia e Desenvolvimento Regional) e Feliciano Barreiras Duarte (Assuntos Parlamentares). A semana foi marcada ainda pela feira “Portugal Exporta 2011”, realizada na cidade de São Paulo. O evento contou com cerca de 50 expositores. A meta dos organizadores é ampliar e diversificar as exportações de produtos portugueses para o Brasil, indo além dos tradicionais negócios com azeites, vinhos, frutas e bacalhau. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|