Enquadrado nas comemorações do 141º aniversário da elevação da Covilhã a Cidade, a Câmara homenageou os melhores alunos do concelho numa cerimónia que decorreu no dia 29 de outubro no Teatro Municipal da cidade.
A autarquia premiou os 287 alunos que se distinguiram no ano letivo 2010/2011 em 11 escolas do concelho: 73 concluíram o 6º ano, 58 terminaram o 9º ano, e 156 acabaram 12º ano. Para o vereador Paulo Rosa, o objetivo destes prémios é “distinguir o mérito dos alunos das diversas escolas da Covilhã, tornando-se um momento marcante da vida curricular e pessoal de cada um”, acrescentando ainda que se trata de “um incentivo para continuarem a ser bons alunos”, considerando que “é um excelente trabalho por parte das escolas, o que significa que estão num bom caminho”.
A diretora do Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, Carina Duarte Franco, também salientou a importância destes prémios que “valorizam o trabalho da comunidade educativa e dos jovens”, focando ainda que se trata de uma homenagem que “extrapola para lá das escolas, o que se torna uma grande incentivo para os alunos e um orgulho para as famílias e escolas”.
Márcia Reis e Luís Pedro David, ambos homenageados, são alunos do 7º ano, e também consideram que se trata de uma boa iniciativa da câmara: “é uma motivação para prosseguir os estudos com sucesso”. Da mesma opinião é Ruben Matos, aluno que concluiu o 12º ano e entrou no curso de arquitetura na UBI.
A cerimónia teve início com um filme intitulado “Covilhã 2011”, a que se seguiu um momento musical por alunos da Escola Secundária Campos Melo e da Escola Quinta das Palmeiras.