Mais de 300 quilómetros percorridos por entre trilhos e paisagens pouco conhecidas da Beira Interior. Os locais mais recônditos e pouco explorados, a descoberta de paisagens e da extraordinária linha do horizonte foram retratos que estiveram ao alcance de 150 pessoas que participaram no BMW X Experience / Centro de Portugal, uma organização do Clube Escape Livre.
A viagem de cerca de 300 quilómetros que atravessou serras, vales e planícies, “proporcionou aos participantes momentos de lazer e aventura”, sublinham os membros da organização. Uma primeira etapa noturna, na sexta-feira, ultrapassada sem grandes dificuldades, mostrou um pouco da vila de Unhais e em particular dos corta-fogo da Erada.
No sábado, dia 22, a caravana passou do granito ao xisto e, por fim, ao terreno arenoso e plano da costa portuguesa. Numa travessia marcada pela variedade de paisagens e de relevos, estiveram em destaque as subidas dos corta-fogos da serra do Açor, a visita à aldeia do Piódão e os trilhos da serra da Lousã, com os típicos neveiros de Santo António e as íngremes descidas do Trevim. Não foi descurada a vertente cultural e histórica deste dia, com a passagem pelo castelo de Penela e a visita às ruínas de Conímbriga.
A manhã de domingo começou com nuvens ameaçadoras, a prometer outro tipo de desafios no terreno, mas a caravana terminaria a sua última etapa ainda em piso seco. O dia reservou, ainda assim, “novas emoções no fora de estrada, com os veículos a percorrerem as margens do Mondego e os arrozais rumo a Montemor-o-Velho”. O castelo, com toda a sua imponente fortaleza e paisagem a perder de vista, aguardava os participantes, que seguiram posteriormente para o sopé da serra da Boa Viagem, rumo ao Dólmen das Carniçosas.
O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, diz que “este passeio confirmou o bom trabalho que o clube desenvolve no panorama do todo terreno turístico e de lazer”. Com o BMW X Experience / Centro de Portugal o clube da Guarda encerra a sua temporada de 2011. Novas aventuras e desafios em todo terreno vão agora ser preparados em 2012.