O Laboratório de Instalações Multimédia Interativas, vai acolher, nos dias 10 e 11 de Novembro, mais uma mostra cultural realizada em parceria com a associação Quarta Parede.
“Hermafrodita” consiste numa instalação multimédia que permite aos utilizadores explorar de uma forma interativa conteúdos relacionados com o universo da intersexualidade, através de uma mesa multi-touch (Table Top).
Em Hermafrodita os responsáveis esperam apresentar “um olhar analítico e crítico sobre a forma como a intersexualidade tem sido abordada ao longo dos tempos”. Acrescentam que ao falar de intersexualidade “pretende-se objetivamente incitar à reflexão sobre uma realidade – tantas vezes abordada como um mito – submetida ao silêncio durante séculos e que ainda hoje é alvo de preconceito e discriminação”. Uma mostra que espera romper com os conceitos comumente aceites de “normal”, de feminino e de masculino, “ e que nos ajuda a compreender um pouco melhor as discrepâncias entre corpo, género e identidade tão manifestas na sociedade do século XXI”.
Ainda antes deste evento, decorre também o workshop “Dos materiais à construção do espetáculo”. Uma atividade que decorre nos dias 29 e 30 de Outubro e 5 e 6 de Novembro, na cidade da Guarda, e é orientada por Rui Sena e Sílvia Ferreira. O Paço do Concelho acolhe o evento que pretende mostrar todo o processo criativo que está inerente à criação do objeto artístico, inserido nas artes plásticas e nas artes do espetáculo. Processo que “embora possa não estar percetível, se esconde por detrás de cada pormenor da obra”. Segundo os membros organizadores desta iniciativa “o processo criativo é um vasto campo de possibilidades que progressivamente se preenche de sensações, vivências, perceções e tudo o mais que se vai inspirando e expirando durante a construção de um objeto artístico”. Este laboratório pretende precisamente permitir aos participantes trabalhar o tempo e o espaço da experimentação artística.