O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) recebeu entre os dias 10 e 15 do presente mês a quinta edição da “Semana do Bebé”, uma iniciativa promovida por uma parceria entre esta instituição de saúde, as Câmaras Municipais da Covilhã, Fundão e Belmonte, alguns grupos associativos da região, e que tem sido muito bem aceite dentro da comunidade.
“Em busca do mundo dos afectos” foi o tema e, também, o mote que fomentou esta iniciativa dirigida às crianças e também aos seus pais, composta por actividades lúdico-pedagógicas, acções de rastreio, workshops e ainda espectáculos de música. Por outro lado, as conferências “Educação para a saúde” procuraram sensibilizar tanto adultos como crianças para as consequências que uma boa alimentação tem na saúde do ser humano.
Nos cinco dias em que este evento decorreu, as actividades foram repartidas entre o CHCB e os três municípios intervenientes. O Castelo de Belmonte recebeu na passada quarta-feira, dia 12, a acção de sensibilização denominada “Hospital Amigo". Dois dias depois, a Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão, acolheu algumas conferências dirigidas a pais, professores e outros educadores intituladas “Mundo dos Afectos”.
O dia 13 de Outubro foi dedicado aos mais pequenos, pela manhã e, ao fim da tarde, foi a vez dos adultos visitarem o Hospital Pêro Covilhã para um Workshop de massagem para bebés. A Escola Secundária Quinta das Palmeiras apresentou, em colaboração com a Associação Suporte de Vida da Beira Interior, uma actividade dirigida a alunos do sétimo ano de escolaridade designada “Elo fundamental na corrente de sobrevivência”.
Por seu lado, o CHCB recebeu “Massagens para Bebés - Projecto Mimarte”, dirigido a mães com bebés entre os 3 e os 12 meses. Em conversa com Sónia Roque, enfermeira do serviço de neonatologia do CHCB e instrutora no projecto Mimarte há dois anos, conta que esta iniciativa “tem sido um sucesso, prova disso são os seus cinco anos de idade”.
Este tipo de trabalhos pretende dar “confiança e segurança aos pais”, uma vez que procura esclarecer as primeiras dúvidas que têm no tratamento do recém-nascido e dar a conhecer os benefícios de alguns exercícios a ter com os bebés que, “nestas alturas vão além dos parâmetros inicialmente definidos”. Para Sónia Roque, a adesão da comunidade a esta acção tem sido “bastante significativa”, deixando transparecer o desejo de que esta não pare.
A apresentação pública do “Bebé estrela 2011” – uma espécie de concurso de beleza de bebés - contou com a participação da Academia de Música e Dança do Fundão para animar a cerimónia, no encerramento do penúltimo dia de actividades.
Nos dias 14 e 15 de Outubro decorreram ainda rastreios de Estilos de Vida e Risco de Doença Cardiovascular, para crianças dos 6 aos 12 anos, no centro comercial Serra Shopping. Para encerrar estes cinco dias de orientação e prevenção para uma vida mais saudável, realizou-se uma cerimónia religiosa, presidida por D. Manuel Felício, Bispo da Diocese da Guarda, onde se benzeram todos os bebés e crianças presentes. Com esta Semana do Bebé pretendeu-se dar uma noção à comunidade de como viver de forma mais saudável e reforçar os laços entre pais e filhos.