O TEDxEdges juntou numa mesma sala, um general, um guru budista, um cientista e muitos outros oradores. Este evento decorreu na Fundação Champalimaud e foi transmitido, via Internet, para todo o mundo.
A tecnologia, o entretenimento e o design, três áreas abrangentes da iniciativa, serviram de mote a muitas das comunicações apresentadas no início de outubro, nesta fundação, localizada perto da torre de Belém. O TEDxEdges é uma conferência com todos os contornos das TED Talks, com o objetivo de partilhar através da experiência dos oradores selecionados as matrizes de relançamento da economia. A diversidade intelectual e intercultural é uma das receitas do TEDxEdges.
Este evento, que contou com a participação de David Santos, docente de Filosofia na UBI, foi estruturado em quatro painéis: “Being: Spiritual, Sustainable, Social and Super”, abordando temas nas área da saúde, tecnologia e empreendedorismo, contando para tal com cerca de 20 oradores, convidados a partilhar ideias pelas quais são apaixonados.
Recorde-se que o TEDxEdges é uma conferência única, que permite o networking num ambiente de partilha intelectual e intercultural entre pessoas com perfis distintos - empreendedores, artistas, cientistas, estudantes e outros interessados. Para os organizadores, com este tipo de evento é possível “descobrir, criar e espalhar ideias para mudar atitudes e inspirar”.
Ricardo Diniz, presidente da Portugal Ocean Race; Artur Arsenio, co-organizador do primeiro TEDx em Portugal; Filipe Balestra, um dos membros fundadores da TISA (The Informal School of Architecture); João Nogueira Santos, fundador do movimento cívico “Adere, vota e intervém dentro de um partido. Cidadania para a mudança”; Abdool Vakil, presidente e cofundador da Comunidade Islâmica de Lisboa; general Luís Vasco Valença Pinto; antigo chefe do Estado Maior das Forças Armadas, foram alguns dos intervenientes nesta atividade.