Um grupo de moradores do Bairro Social do Largo da Feira no Tortosendo juntou-se, no passado fim de semana, para realizar uma atividade de cariz cívico. A pintura e recuperação de alguns muros e fachadas dos prédios serviram de mote a esta iniciativa que juntou miúdos e graúdos.
Aderindo ao desafio de “Pintar Portugal” lançado pelo Programa Escolhas, o projeto “Quero Saber”, dirigido pela CooLabora, lançou mãos à obra e depois de ter identificado este local como o mais necessitado no Tortosendo, angariou materiais e voluntários e transformou um espaço degradado num local aprazível. Para pintar o túnel que atravessa os prédios e que ao longo dos últimos anos tem sido alvo de vandalismo, esta cooperativa de intervenção social contou com o apoio dos moradores. Para os organizadores, mais importante até do que o novo aspeto das paredes do túnel “foi o facto de crianças, jovens e adultos do bairro se terem mobilizado e, em ambiente de festa, trabalhado arduamente durante uma manhã”.
Esta iniciativa denominada “Dia do Voluntariado Escolhas” decorreu a nível nacional e tinha como objetivo não apenas melhorar o aspeto dos muros vandalizados do País, mas principalmente mobilizar os jovens para melhorarem os seus espaços de vivência, acrescentam os mentores da ideia. No Tortosendo “o desafio foi cumprido em pleno porque houve uma efetiva melhoria de um espaço público e a participação ativa dos habitantes do bairro numa ação de cidadania”.
O projeto “Quero Saber” é uma iniciativa promovida por um consórcio constituído pelo Agrupamento de Escolas do Tortosendo, pela CooLabora, pela junta de freguesia local, pela Modatex e pelo Nercab. Tem como objetivos promover a inclusão escolar e social das crianças e jovens em idade escolar e o desenvolvimento de uma cultura empreendedora entre os jovens e crianças.