A academia beirã é já a maior entidade desportiva da região. Com mais de 200 praticantes em 18 modalidades, o desporto representa uma forte vertente da Universidade da Beira Interior.
Nesse sentido, e tendo em vista a ligação a diversas entidades regionais, a academia firmou um protocolo de colaboração com a Associação Desportiva da Estação (ADF). Para já, esta nova ligação tem como objectivo a promoção de actividades organizadas pelas duas entidades. Estão já preparados dois estágios da equipa de futsal da ADF que decorrem nas instalações da academia. Para além de outras actividades que começam agora a ser planeadas de forma mais detalhada.
João Queiroz, reitor da UBI sublinha que “este é mais um exemplo do que queremos para o desporto universitário. O empenho e a aposta da UBI tem sido bastante significativa nesta área e estamos já a recolher alguns fruto disso mesmo”. Segundo o principal responsável pela instituição de ensino superior, “o desempenho dos nossos alunos e atletas e o reconhecimento pelos patamares alcançados mostram isso mesmo”.
Para além dos resultados desportivos, uma outra meta é conseguida com este tipo de ligações. Queiroz lembra que “outro dos significados deste tipo de parcerias prende-se efectivamente com o apoio à comunidade envolvente. Tenho defendido para a academia uma forte ligação às instituições regionais e a ADF é mais um exemplo disso mesmo”.
Também João Leitão, administrador da UBI e dos Serviços de Acção Social, entidade que tutela o desporto escolar, espera que esta seja uma ligação promissora. Há já vários meses que a ligação à ADF era feita de forma estreita, “quer pelos treinadores que foram formados e que são colaboradores da UBI, quer por um conjunto de actividades que foram desenvolvidas já aqui na UBI”. Os torneios, a formação de atletas, mas também a difusão da imagem institucional da academia são novas aspirações colocadas a partir de agora.
António Anjeja, presidente da ADF, mostrou-se também agradado com esta parceria. Para o responsável pelo clube fundanense, “esta é mais uma hipótese dada à Associação Desportiva do Fundão (ADF) com um protocolo que só peca por tardio”. Isto porque “a UBI tem já apoiado o nosso clube em diversas ocasiões e por isso mesmo é em boa hora que esta ligação se torna ainda mais efectiva”, diz o responsável. Anjeja garante que “esta será uma mais valia para a ADF, mas penso que também a UBI pode usufruir do saber acumulado por todos os que estão na nossa instituição. Espero que seja frutuoso para ambas as partes”.
Na próxima sexta-feira, 7 de Outubro, a academia irá também assinar um protocolo semelhante com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal. Um acto que terá lugar às 15.30 na reitoria da instituição de ensino superior. Para bereve está também a assinatura de um protocolo com o Sporting Clube de Portugal.