A Escola Profissional de Artes da Beira Interior iniciou as actividades deste ano com um concerto oferecido à comunidade, no passado dia 01 de Outubro, que teve como objectivo celebrar o Dia Mundial da Música. O espectáculo iniciou às 21h30, e incluiu também a entrega de diplomas aos alunos finalistas dos diversos cursos de instrumentista.
Pedro Pais, membro da direcção pedagógica, afirma que “a EPABI quis dar o seu contributo não só à comunidade educativa, mas também à cidade e à região, proporcionando um concerto de qualidade”. Salienta o papel da EPABI enquanto forte elemento cultural da cidade, explicando que “a este nível e com esta qualidade, a que assistimos neste concerto, o trabalho dos nossos alunos é de facto insubstituível na Covilhã. Não existe nenhuma orquestra a tocar a este nível profissional, portanto representa muito bem a Covilhã e a própria região da Beira Interior”. O concerto permitiu “fomentar o gosto pela música e proporcionar bons momentos musicais ao público”.
Carlos Salazar, que partilha a direcção pedagógica com Pedro Pais e é também maestro da Orquestra de Sopros da EPABI, explica que o concerto correu “dentro das expectativas”. Adiantou ainda que serviu de “preparação para um concerto que vamos ter no dia 8 de Outubro no CCB - Centro Cultural de Belém”, de forma a que os alunos possam experienciar “um ambiente semelhante ao que vamos encontrar lá”, sublinhou.
De acordo com Pedro Pais a escolha da escola para palco deste concerto pretendeu “assinalar a primeira actividade do ano lectivo” e aproveitar “as novas instalações”. “Esta é uma forma de trazer as pessoas até à EPABI para conhecer as suas instalações, conhecer a comunidade, bem como o trabalho que os alunos fazem.” Já Carlos Salazar entende que “do ponto de vista da visibilidade talvez fosse mais interessante outro local, mas como estamos a comemorar também a entrega de diplomas, trata-se de uma cerimónia da escola e portanto mais íntima”.
Mariana Morais, aluna do curso instrumentista de cordas, diz que esta foi uma forma diferente de assinalar o dia Mundial da Música, reconhecendo a importância de dar a conhecer a escola, bem como promover a efeméride. Na sua opinião, o concerto permitiu cativar as pessoas para a música clássica, que é muito é posta de parte pela sociedade, em prol da música comercial.
Segundo Pedro Pais todas as actividades desenvolvidas pela EPABI que visem um concerto, são abertas ao público geral e são realizadas em interacção com a Câmara Municipal e com as demais instituições, com as quais têm parceria e protocolos. “Esta tem sido uma política da EPABI, a abertura ao meio e a sua integração na comunidade.” Numa perspectiva de iniciativas futuras, o director reforça que à semelhança do que tem vindo a ser feito nos últimos anos, ao longo deste ao lectivo prevê-se a realização de eventos “abertos à população no geral, para a Covilhã e para a região”.