O que têm em comum localidades como Madrid, Londres, Paris ou Lisboa, com uma pequena aldeia localizada no meio do concelho do Fundão. Numa primeira ideia nada deve ligar estes vários locais, mas quem é utilizador do programa informático “Google Earth” poderá ter mais pistas para conseguir responder à questão. O que têm em comum estes locais, ou melhor, a sua representação gráfica neste programa que mostra a terra? Um conjunto de edifícios apresentados em três dimensões.
Nuno Dias, aluno de Engenharia Civil da UBI e modelador 3D, começou por dar forma a cinco castelos do concelho do Sabugal. Um projecto que tinha como objectivo divulgar as potencialidades turísticas das aldeias históricas e daquelas estruturas. Modelos que estão colocados no Google Earth, mas que “acabaram por “não ter a devida divulgação e promoção deste projecto pioneiro para a região”. Daí que o jovem modelador tivesse decidido arrancar com um projecto de sua autoria e começou a modelar os edifícios mais importantes da aldeia de Valverde. Através de um software fornecido pela própria Google, Nuno Dias começou pela modelação da Igreja Matriz, “porque é o local mais emblemático”. Até agora estão contemplados os principais edifícios desta localidade, a Igreja Matriz, Museu João de Oliveira Matos, Capela de São Domingos, Pavilhão Desportivo, Escola Primária, Capela do Martir São Sebastião. Há ainda em fase de projecto o Depósito da Água e a Junta de Freguesia. A programação de cada edifício demora cerca de uma semana e é um trabalho que requer um levantamento fotográfico, avança. Com as imagens do edifício, recolhidas de diversos pontos, “passo para um programa informático e posteriormente para o programa onde faço a modelação em três dimensões. No final tenho de fazer os respectivos testes e enviar para a Google que coloca o edifício disponível a todos os utilizadores do programa Google Earth”, conclui.
O objectivo desta actividade é precisamente “promover e divulgar as aldeias que acabam por ter património e logo, potencialidades culturais, turísticas e sociais”. Desde igrejas, capelas, fontes e um vasto património cultural e arquitectónico que existe “e ao qual nem sempre é dado o devido valor”, tudo pode dar origem a mais edifícios. Esta é a primeira aldeia portuguesa a poder contar com os seus mais emblemáticos edifícios representados em três dimensões. Outra das aplicações neste caso é, por exemplo, “uma aldeia histórica do Fundão que é Castelo Novo e acaba por ganhar muito mais visibilidade que as outras pelo seu vasto património, mas poderia ter mais impacto ainda com este tipo de recurso”. Algo que permite ter uma visita virtual aos locais e também avançar com informações sobre esses mesmos locais e monumentos ou edifícios reproduzidos em três dimensões. “Tenho também a ideia de adicionar alguns conteúdos multimédia como sonoridades e músicas referentes ao espaço que o turista virtual está a percorrer”, diz o jovem aluno.
Um dos grandes problemas de toda a ideia reside no facto “da maior parte das pessoas ainda não ter compreendido as potencialidades desta importante ferramenta. Gostava que o concelho do Fundão fosse pioneiro, e logo, o primeiro de Portugal a ter todas as freguesias em 3D”, atesta.