Uma aeronave desenvolvida por docentes e alunos de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior venceu uma das mais importantes provas desta área. A equipa de alunos da academia beirã, liderada por docentes desta universidade, venceu no passado dia 15 a competição internacional de engenharia aeronáutica realizada em Estugarda, na Alemanha, denominada Air Cargo Challenge.
Esta equipa portuguesa derrotou representantes de universidades estrangeiras de renome no domínio da aeronáutica, nomeadamente a Technische Universität München, que ficou em segundo lugar na prova, e a Tsinghua University da China que conseguiu o terceiro lugar. Esta vitória ganha ainda mais “elevação” face ao facto de estarem presentes algumas das academias mais referenciadas, a título mundial, nesta área. Veja-se o caso da Technische Universität München, considerada a 58ª melhor universidade do mundo, pelo QS World University Rankings 2010, ranking que coloca esta instituição como a 36ª melhor na área da engenharia e IT. No caso da Tsinghua University, esta é a melhor universidade chinesa e ocupa o 54º lugar no ranking mundial de universidades, selecção onde é referenciada como a 11ª melhor academia na área de engenharia. Foi frente a estas instituição que a UBI conseguiu “voar mais alto”. A segunda equipa portuguesa melhor classificada foi a representante do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, tendo obtido o sexto lugar na classificação geral.
O Air Cargo Challenge, prova que já decorreu na Covilhã, é uma competição que “consiste em projectar, construir e demonstrar numa prova de voo uma aeronave eléctrica não tripulada, de cerca 300 W de potência e um peso vazio limitado a 1,8 quilogramas, que consiga voar com o máximo de peso de carga, descolando numa distância inferior a 60 metros”, explica Miguel Silvestre, docente da UBI e piloto da aeronave ubiana. Apesar da escala reduzida, “para manter os custos acessíveis, esta prova requer um conhecimento profundo dos princípios de projecto, construção e operação de aeronaves”. O avião desenvolvido pela UBI conseguiu voar na prova com uma carga de 11,05 quilos contra os 7,9 quilos do segundo classificado. O palmarés da UBI ao longo das quatro edições anteriores representa bem as capacidades da academia. A UBI conseguiu vencer a primeira edição da prova, que decorreu no ano lectivo de 2003/04, conseguiu depois um terceiro lugar conquistado em 2005 e voltou a vencer em 2007. Em 2009 foi a organizadora desta prova, evento que decorreu no Aeródromo da Covilhã. Todas estas etapas “contribuíram para o excelente desempenho nesta quinta edição”, acrescenta Miguel Silvestre.
Esta edição da prova bienal, foi organizada conjuntamente pelo Akamodell Stuttgart, pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço (APAE) e pela European Association of Aerospace Students (EUROAVIA) tendo contado com a participação de 27 equipas de 11 países. Pedro Gamboa, também docente no Departamento de Ciências Aeroespaciais, Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior e por este projecto lembra que com esta vitória, “a UBI ganhou a possibilidade de trazer de volta a Portugal este evento que desde a sua criação, pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço – APAE em 2003, cresceu duma dimensão nacional para europeia” e agora, nesta edição de 2011, para uma dimensão mundial.