Ténis, Ténis de Mesa, Badminton, Bilhar e Xadrez são as cinco modalidades que vão ter na Universidade da Beira Interior os seus Campeonatos Nacionais Universitários. O destino de realização destas provas foi atribuído pela Federação Académica de Desporto Universitário.
Ao longo do próximo ano, são várias as estruturas desportivas da academia beirã a receber os jovens atletas que representam as universidades portuguesas. Depois de uma candidatura apresentada à FADU que tinha como objectivo a organização de diversas provas, a Universidade da Beira Interior acabou por ser contemplada com cinco modalidades. Trata-se de campeonatos nacionais de ténis, de ténis de mesa, badminton, bilhar e xadrez. Equipas de vários pontos do País vão estar, em diferentes datas na academia para disputarem os campeonatos referentes a esta modalidade.
João Leitão, administrador e responsável pelos Serviços de Acção Social da academia mostra o seu contentamento por esta escolha. Para o responsável trata-se de uma prova dada às condições excepcionais da universidade.
Neste âmbito, Leitão começa por sublinhar que no caso do ténis, “vão já ser utilizados os novos campos desportivos”. Espaços que foram equipados com piso sintético e iluminação artificial na Faculdade de Ciências da Saúde. O administrador da academia recorda ainda que, nesta modalidade, a UBI contará já com o apoio de uma associação parceira da academia, o Clube de Campo. Os campeonatos nacionais universitários de ténis compreendem provas individuais e os participantes desta modalidade rondam a centena de estudantes.
Outra das modalidades cujas provas vão ter lugar nas estruturas desportivas da UBI é o badminton. Prova que vai trazer à Covilhã também um número significativo de atletas e que deverá desenrolar-se quer nos pavilhões desportivos do complexo de Santo António, quer na Faculdade de Ciências da Saúde.
Para além destas modalidades a Universidade da Beira Interior foi também escolhida para a realização de mais três campeonatos nacionais de desporto universitário. João Leitão explica que a UBI vai ser palco das provas de “ténis de mesa, com jogos individuais, de bilhar, com jogos mistos e de xadrez”. Estas competições têm lugar nas instalações da academia, nas quais alunos da universidade podem também tomar partido. O anúncio da Federação Académica de Desporto Universitário chega à UBI pouco depois da equipa de futsal feminino se ter sagrado vice-campeã europeia, num campeonato disputado na Finlândia. João Leitão sublinha que “este ano a aposta no desporto foi forte acabando a UBI por obter um título nacional no Futsal Feminino e a condição de medalha de prata num Campeonato Europeu de Futsal Feminino”. Contudo, o administrador e responsável pelos Serviços de Acção Social da academia não esconde que “a motivação era o primeiro lugar e por isso, é nesse sentido que nós vamos continuar a trabalhar”.