Idanha-a-Nova recebeu mais uma edição da Feira Raiana, entre os dias 28 e 31de Julho. Este ano o evento foi especialmente dedicado aos “Produtos da Terra”, como forma de promover as actividades rurais, estimular o desenvolvimento sustentável da região, contribuir para a dinamização do sector agrícola e da actividade turística.
A temática surge no âmbito da candidatura ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) – “Beira Baixa Terras de Excelência”. O programa foi apresentado, entre outras entidades, pela comunidade intermunicipal da Beira Interior Sul, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova.
Trata-se de um dos certames mais importantes realizados no Interior que atrai milhares de visitantes portugueses e espanhóis. As tardes e as noites foram preenchidas com espectáculos desde a música popular de Portugal e Espanha, ao folclore aos Ranchos e ainda animação com rock e Dj’s.
A gastronomia regional teve lugar de destaque. Nas novidades destacou-se a “Cozinha ao Vivo e Produtos Regionais”, com o melhor da gastronomia da região e dos seus produtos, nos tradicionais restaurantes e tasquinhas.
“Apostámos na inovação e na qualidade”, sublinha fonte da autarquia ao jornal Raiano. Em 2011 estiveram a concurso os queijos, bolos, azeite, mel, enchidos, produtos biológicos, ervas aromáticas, produtos da caça etc.
Preservar a cultura local, valorizar os produtos regionais à escala da Beira Interior Sul e da Extremadura espanhola foram os principais objectivos já cumpridos no certame anterior e agora reforçados, apesar da crise. “Desde a sua fundação em 1994, a Feira Raiana tem sido um exemplo de verdadeira cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, assegura.
Na XV Feira Raiana participaram como agentes promotores, para além da Câmara de Idanha-a-Nova, as seguintes entidades: Associação Raya-la-Raya, Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, Naturtejo, Turismo do Centro, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Direcção Regional Agrícola e das Pescas do Centro, Direcção de Florestas de Castelo Branco, Junta de Extremadura, Diputación de Cáceres e Badajoz.