Está de regresso o Festival de Música da Serra da Estrela. O Skiparque de Manteigas acolhe este evento que tem lugar entre 25 e 27 Agosto, naquela estrutura do concelho serrano. Depois de um interregno de dois anos, a Estrela volta a ser palco de um festival de música.
Esta semana a organização divulgou todo o cartaz de actividades que apresenta um conjunto de iniciativas musicais, mas também viradas para a cultura, desporto e para a relação com a natureza. No que diz respeito à parte musical desta quinta edição, o espectáculo de abertura do festival ficará a cargo da orquestra de sopros “Música Nova”. No primeiro dia do festival, 25 de Agosto, passam pelo palco do Skiparque, os “Virgem Suta”, seguindo-se “Sean Riley & The Slowriders” e o encerramento do dia ficará a cargo dos Dj’s Marcelinho da lua e Cherry Chick.
Para dia 26, a organização decidiu abrir o palco com a Escola de Música da Banda União, seguindo-se “Os Pontos Negros”, “Oquestrada” e “Teratron”. A Noite termina com os Dj’s Cherry Chicks e Rui Vargas.
Para o último dia do festival, 27 de Agosto, a organização vai trazer até Manteigas, “Freddy Locks”, “Kumpania Algazarra” e “Gabriel, o pensador”, terminando a noite com os Dj’s Cherry Chicks e JohnWaynes.
Para além do lado musical do evento, o festival vai também apostar num leque de actividades paralelas. Nesse sentido, a organização destaca a praia fluvial, o campismo na margem do Rio Zêzere, a animação de rua pelo grupo “Serrabecos”, performances com fogo, actuações e workshops de Didgeridoo, passatempos para Dj’s amadores nas tardes do festival e algumas actividades radicais, como o ski e snowboard, parapente, rappel e escalada.
No entender da organização do festival, a sensibilização ambiental será mais uma das apostas fortes deste evento. Para tal, contam com o apoio de entidades como a Quercus, a Sociedade Ponto Verde, a EcoPilhas e a GreenCork. Nesse sentido, o festival “desenvolverá uma campanha intensa para chamar à atenção que pequenos gestos têm grandes impactos”. No que diz respeito a ingresso, o bilhete geral é de 30 euros e o diário é de 15 euros.