Uma semana dedicada à apresentação de projectos inovadores, à partilha de experiências entre académicos, investigadores, empresários e organismos institucionais e acima de tudo, um período de troca de experiências. Assim decorreu a Summer School promovida pela Universidade da Beira Interior.
O evento decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde e serviu para promover a primeira edição que contou com o patrocínio do International Council for Small Business. João Leitão, administrador da academia covilhanense foi um dos organizadores do evento. Esta primeira “escola de Verão” para empreendedores teve, na óptica do também docente e investigador “um balanço muito positivo, não só pelo número de participantes, mas também pelo reconhecimento internacional desta iniciativa. Este é um evento de ensino, mas também de investigação e é sobretudo de afirmação de investigação na área de empreendedorismo e do potencial da própria Universidade da Beira Interior em áreas com franca capacidade de afirmação em termos internacionais, nomeadamente a biotecnologia”.
Diversas entidades marcaram presença ao longo da semana de trabalho apresentando as suas necessidades em termos de investigação e as suas expectativas em torno das inovações que têm origem no seio das universidades. Também diversos investigadores de várias áreas proferiram lições sobre o empreendedorismo e as formas de inovar. Leitão explica “quando foi pensada esta escola não foi propriamente com o intuito de mapear a importância da UBI nesta área mas acentuar a tónica que a academia pode abraçar áreas fronteiras de conhecimento”. O administrador acentua, ainda neste âmbito, “o trabalho e a qualidade dos colaboradores internos e externos que fazem investigação de alta qualidade e que tem redes de dimensão nacional e internacional com capacidade para atrair cérebros no espectro da investigação e no meio empresarial para colaborarem com a UBI em iniciativas desta natureza”.
A marcar a internacionalização desta escola, destaque para a presença de oradores da Universidade de Linköping, Suécia, da Kingston University, de Londres e também da Rotterdam University, dos Países Baixos. Durante os trabalhos decorreu também uma reunião dos membros d o International Council for Small Business que decidiram dar mais uma vez a oportunidade à UBI de voltar a realizar a segunda edição desta summer school no próximo ano. “Houve ainda a possibilidade desta segunda edição ter lugar nos Estados Unidos da América, mas acabámos por conseguir manter mais um ano a sua realização aqui”, explica Leitão. Nesse aspecto, o administrador da UBI explica as novidades nesse capítulo, que passam sobretudo “pelo conceito e pela forma como iremos creditar a formação que é ministrada no âmbito desta escola. Vamos solidificar o conceito e a partir do terceiro ano esta escola terá lugar noutras localizações. No próximo ano, a temática central desta actividade vai centrar-se no empreendedorismo internacional, algo que nos vai permitir atrair públicos diversificados e também oradores com diferentes formações académicas”.