Cultivar o gosto pela arte dos sons e a combinação da música com os movimentos culturais, sociais e outros são objectivos apontados pela Banda da Covilhã, na sua actividade de Verão “Férias Dó-Ré-Mi”.
Este ano, o projecto que reuniu cerca de 90 crianças ao longo de vários dias na banda contou com a apresentação de um concerto também marcado pela dança e por outras artes. Para além destas metas, os responsáveis pela banda acrescentam também que estas actividades são marcadas “pela partilha com os familiares de todo um trabalho e a procura de talentos são também pedras basilares em todo o processo pedagógico”.
No passado dia 20 de Julho no palco do Teatro Cine da Covilhã os jovens que participaram neste projecto mostraram o que aprenderam durantes os vários dias de aulas. Tratou-de de “um Concerto FM, onde sons, ritmos, voz e dança congregaram mais de 90 artistas. Uma variedade de temas, num verdadeiro Concerto FM, onde escutamos Pomp And Circunstance (Arr. Eric Osterling), Sinatra In Concert (Arr. Jerry Nowak) acompanhado por um quarteto de cordas, Mamma Mia (Arr. Robert Longfiel ), Grupo Rodinhas do Teixoso, Fiesta Tropical (Arr. Victor López) com a participação do Grupo Dança em Movimento do GIR do Rodrigo, Let’s Get Loud (Arr. Jan van Kraeydonck) com a participação das cantoras Mafalda e Márcia, Dunas (Arr. Afonso Alves), entre outros temas”, explicou Eduardo Cavaco, presidente da banda.
No decorrer do concerto foram entregues diplomas aos professores que ao longo deste ano lectivo trabalharam na instituição; o diploma de mérito ao músico Francisco Martin; ao Rotary Club da Covilhã pela oferta de um trombone à Banda da Covilhã, e diplomas aos participantes das férias em várias categorias.
Depois de um mês de actividade, cerca de 50 jovens estiveram todos os dias entre as 14 e as 18 horas na sede da Banda da Covilhã, “a descobrir o mundo da música e outros a aperfeiçoar a prática instrumental”, acrescenta Cavaco.
A Banda da Covilhã estará de volta já em Setembro com mais uma actividade, a quarta edição “Brincolândia” que irá decorrer no Jardim Público nos dias 10 e 11 de Setembro. Data em que será também assinalado o lançamento do próximo ano lectivo com inscrições, visita às instalações da Escola de Música, Valores e Talentos e a apresentação de novos projectos.