O segundo lugar no Campeonato Europeu de Futsal Feminino Universitário permitiu à equipa da UBI conhecer o brilho da prata. Uma participação marcada pelo resultado positivo que foi sendo construído desde o início.
As expectativas em torno da formação ubiana sempre foram as mais altas. Recorde-se que a equipa da Universidade da Beira Interior partiu para o campeonato europeu depois de ter conquistado o campeonato português. A conquista deste segundo lugar fica também marcada por uma exibição dominada pelas vitórias. Das seis partidas disputadas em solo finlandês, a UBI apenas perdeu duas.
A derrota mais “pesada” foi sem sombra de dúvida, a final onde a academia beirã defrontou a equipa polaca da Universidade de Konin. Segundo Diogo Azevedo, chefe da comitiva ubiana, a partida mostrou-se sempre “muito difícil e equilibrada, mas a UBI começou até com superioridade, mas também uma tremenda falta se sorte, com inúmeras bolas no poste e na barra, e algumas falhas de finalização, em momentos em que podíamos ter “matado” o jogo”. Sem apresentaram grande vontade de riscos desnecessários, ambas as equipas acabaram por marcar um único golo.
O empate no final do tempo regulamentar acabou por levar o jogo para prolongamento. Na fase final da partida, a formação ubiana acabaria por ceder frente à equipa polaca que conseguiu marcar dois golos. Estava assim encontrada a equipa vencedora do campeonato, mas também a formação vice-campeã e revelação desta competição.
Destaque ainda para a jogadora Cátia Morgado. A aluna da UBI recebeu quatro troféus nesta prova. Morgado foi assim vice-campeã europeia, melhor marcadora do torneio, jogadora da dream team do torneio, e melhor jogadora do campeonato. Recorde-se que, para além de Cátia Morgado, integram a equipa, as jogadoras e alunas Sandra Mouro, Margarida Morão, Ana Maria, Liliana Soares, Liliana Manso, Rute Cardoso, Sofia Ferreira, Rita Curto, Mariana, Ana Lopes e Ana Rita, treinadas por Arménio Coelho.
O percurso da UBI passou por uma entrada no torneio com uma derrota, frente à equipa da Universidade de Artois Lievin, por grandes penalidades. No segundo jogo, vitória frente à equipa da Universidade de Limerick, por grandes penalidades. Seguiu-se o mais expressivo resultado desta participação, uma vitória frente à Universidade de Lodz por 9-0. Outra das vitória foi no quarto jogo, frente à Universidade de Zurique por 3-1 e a última vitória em solo nórdico acabou por ser frente à equipa portuguesa da Universidade de Coimbra por 6-2. Na final, a equipa da UBI acabaria por sair derrotada à Universidade de Konin por 3-1.
João Queiroz, reitor da Universidade da Beira Interior congratulou-se com a excelente participação da equipa da UBI, “que já era detentora do título de campeã nacional de futsal feminino e que brilhou ao mais alto nível no campeonato europeu, alcançando um magnífico resultado”.
Esta foi a oitava edição do torneio e a segunda com competição feminina e contou com as equipas da Universidade de Konin, da Universidade da Beira Interior, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Artois, da Universidade de Zurique, da Universidade de Oulu, da Universidade de Limoges, da Universidade de Oslo, da Universidade de Poznan, da Universidade de Tampere, da Universidade de Limerick e da Universidade de Lodz.