“Move Up” foi a designação escolhida pelos alunos dos mestrados em Branding e Design de Moda para a apresentação de alguns dos seus trabalhos. Estas formações foram criadas através de uma parceira entre a UBI e o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE).
Segundo os responsáveis pelos mestrados, esta actividade assume-se como a primeira oportunidade de aproximar os estudantes à indústria da moda e ao mercado de trabalho. Este é também um momento para o público perceber de que forma os mestrandos interpretam o comportamento do consumidor.
O Palácio Quintela, na zona do Chiado, foi palco de uma iniciativa que contou com a participação de um grupo de futuros designers, que mostraram mais de 60 trabalhos. Este conjunto de peças foi tornado público em duas fases, uma relativa aos alunos de Branding e Design de Moda, que versou sobre a criação de uma marca colectiva denominada “Y-Trick”, e outra, da autoria dos alunos do mestrado em Design de Moda, que apostaram na criação de colecções de autor.
Rui Miguel, presidente do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis, sublinha que “os trabalhos apresentados durante o desfile são resultado de um ano de trabalho intenso. Os cursos, que vêm responder à necessidade de conhecimento especializado nesta área, assumem-se como uma forma de adquirir novas experiências, partindo do pressuposto que as tendências de mercado estão intimamente ligadas à moda. Não apenas a moda tal qual a conhecemos, mas a moda como comportamento do ser humano”.
No caso dos trabalhos de branding, estes passaram mais pela criação de uma marca “que tem muito que ver com o conceito de identidade, de público-alvo”. Exemplos disso são os trabalhos de Tânia Graça, Diana Conceição, Tânia Santos e Joana Pimenta. Os oito alunos do mestrado em Design de Moda apostaram na criação de colecções baseadas no conceito de sustentabilidade, ou seja, no reaproveitamento de materiais, na resolução de problemas sociais e no uso de materiais sustentáveis.
Estas duas formações “são pensadas para as necessidades do mercado de trabalho e apresentam um carácter bastante prático”. Rui Miguel salienta este tipo de iniciativas e a mostra do que é feito pelos alunos “como uma prova disso mesmo”. Para além do desenvolvimento e concepção de projectos nas instalações da UBI e do IADE, os formandos contam também com apoio de um quadro docente “especializado nas áreas em questão” e todo um conjunto de estruturas de apoio, como oficinas de design e confecção. A isto os responsáveis pelos mestrados têm conseguido juntar o apoio de empresários e designers. Nesse sentido, destaque para o facto dos alunos contarem com a colaboração e apoio de designers de moda ligados ao mercado nacional e internacional, nomeadamente Júlio Torcato, Elsa Lima, José Mendonça e Julian Roberts.