Um conjunto de 14 atletas está na Universidade da Beira Interior com o objectivo de preparar o Campeonato Europeu de Basquetebol. O grupo está na academia ao abrigo de um protocolo realizado com a Federação portuguesa de Basquetebol e com a Associação de Basquetebol de Castelo Branco.
Até ao próximo sábado, o grupo desenvolve um conjunto de treinos, abertos a toda a população e interessados. Pela primeira vez, uma equipa desta categoria realiza uma semana de estágio fora da zona litoral do País. Segundo Ana Catarina, seleccionadora nacional de basquetebol, um dos pontos mais importantes desta deslocação foi precisamente o de trazer até à região interior de Portugal, um espaço de preparação de atletas para uma competição europeia. Duas vezes por dia, o grupo treina no Pavilhão Desportivo nº1 da UBI. Ao longo desta semana, “estão já feitos alguns contactos para que os responsáveis pelos clubes da região, os treinadores e basquetebolistas nos possam vir visitar e acompanhar os treinos”, diz a responsável.
A seleccionadora nacional destaca as condições “excelentes” que a UBI oferece. Ana Catarina conhecia já os espaços desportivos da academia “mas nunca tinha aqui trabalhado”. Segundo a responsável, “o pavilhão tem um piso muito bom, o alojamento e a alimentação têm estado ao melhor nível e a isto há a juntar o espaço envolvente”. Nesse sentido, para a representante da Federação Portuguesa de Basquetebol, estão reunidas as condições para que este seja “o primeiro de muitos estágios”.
João Leitão, administrador da academia e dos Serviços de Acção Social, explica que esta é uma das formas de colocar em prática o protocolo realizado com a federação. Para o administrador, “está dado mais um passo no sentido de mostrar as potencialidades da academia e trazer até à região uma selecção nacional”. O responsável ubiano lembra ainda que esta estratégia serve “para mostrar aos jovens que participam nestas equipas ou que assistem aos trabalhos, a capacidade instalada na academia”. Desta forma, Leitão espera conseguir dar uma imagem do trabalho que é desenvolvido na UBI e “cativar futuros alunos para a instituição”.
Para já, o grupo de 14 basquetebolistas vai iniciar um conjunto de treinos tendo em vista a participação no Campeonato Europeu de Basquetebol. A prova que junta 16 selecções nacionais, na cidade romena de Arad, decorre entre 11 e 21 de Agosto. Do grupo presente na UBI, apenas duas atletas não vão integrar a comitiva. Ana Catarina tem como meta mínima, “o oitavo lugar na classificação geral”. Uma fasquia que “nunca foi atingida e que este ano espero termos as condições necessárias para superar”. Treinos de grupo e preparação física são algumas das acções que decorrem ao longo de toda a semana na UBI.