Partilhar actividades e saberes numa “roda viva”, é o espírito dos acampamentos de Verão promovidos pela Beira Serra. Desta vez, cerca de uma centena de jovens com idades entre os 11 e os 24 anos, integraram o evento que decorreu no Paul.
Esta oitava edição durou três dias tiveram e, segundo a organização, os participantes “tiveram a oportunidade de conviver, partilhar e participar numa ‘roda viva’ de actividades”. Na sexta-feira o programa de animação foi aberto com o concerto na Praça Mercado com o grupo musical “Só Hoje”, criado no âmbito de um projecto da Beira Serra. No sábado, decorreram workshops de percussão, gaita-de-foles, ginástica acrobática, pintura de um mural, danças, confecção de pão e bolos tradicionais. “As acções continuaram com animação promovida pelos torneios nocturnos de futebol e a participação no grupo de dança Arca de Talentos na festa da vila”, acrescentam também os responsáveis pelo evento.
Segundo os membros da Beira Serra “foi ainda possível descobrir e valorizar as potencialidades do território, convivendo com a comunidade local, assim os jovens acompanhados pelo moleiro, puderam observar o moinho a funcionar, tocar gaita-de-foles com os artistas locais, fazer pão, bolos tradicionais e sobretudo aprender a funcionar em grupo, participando activamente nas tarefas e organização das actividades”.
No domingo e último dia do evento, decorreram vários workshops sob o lema “Prevenção não é palavrão” em que foram abordadas as temáticas do bullying, os cuidados a ter com o sol, as consequências do abuso de álcool e a confecção e posterior degustação de cocktails saudáveis.
Para os dirigentes da associação, este acampamento “insere-se na estratégia de dois projectos de intervenção promovidos pela Beira Serra; o projecto Arca de Talentos que visa a inclusão social e escolar dos jovens, e o projecto de prevenção em contexto escolar Abraça a Escola que pretende diminuir os factores de risco promovendo estilos de vida saudáveis e escolhas conscientes e informadas”.
A Beira Serra lembra também que “a iniciativa só foi possível graças à colaboração activa e empenhada dos parceiros locais: Junta de Freguesia do Paúl, Agrupamento de Escolas Entre Ribeiras, Associações Recreativas e Desportivas, artesãos, e artistas locais, patrocinadores e entidades que intervêm na área da prevenção e formação, que contribuíram para proporcionar a estes jovens experiências novas e momentos inesquecíveis”.