Vão ser três dias inteiramente dedicados à mostra da produção científica da Faculdade de Engenharias da UBI. Entre 28 e 30 de Novembro, a academia recebe mais uma edição das conferências de engenharia.
Segundo os organizadores, a principal novidade deste ano passa pela total internacionalização do evento. Segundo João Lanzinha, vice-presidente da faculdade, docentes e investigadores da academia estão a trabalhar no sentido de apresentarem resultados dos projectos que desenvolvem, mas também, de trazerem até à Covilhã os seus parceiros internacionais. Daí que os membros da organização esperem uma forte presença de investigadores europeus. O edifício das engenharias servirá assim de palco para a “ICEUBI2011 - International Conference on Engineering UBI2011 - Innovation and Development”.
Este congresso “está concebido como um amplo fórum de discussão, o evento tem por objectivos de base fomentar o contacto entre investigadores e profissionais de diferentes áreas de Engenharia e possibilitar a divulgação das suas actividades de investigação, de inovação e desenvolvimento, junto dos vários sectores de actividade económica”, começa por elucidar João Lanzinha. Devido aos vários cursos de engenharia presentes na academia, o congresso acaba por ter essa ampla característica temática. Desde a Engenharia Civil à Engenharia Informática, passando pela Aeronáutica e Electromecânica, são muitas as áreas de apresentação de trabalhos. Para além de servir como montra dos projectos e das unidades de investigação presentes na academia, o evento acaba também por se assumir como um momento de desenho de futuros projectos e melhoria dos que actualmente estão em desenvolvimento. A organização recorda que nas últimas edições, houve uma forte presença por parte de todos os departamentos ligados à faculdade. Um factor que este ano se espera novamente.
As várias investigações e trabalhos de cariz científico desenvolvidos pelos membros da academia vão estar em destaque. Lanzinha recorda que “este evento vem na sequência do sucesso das cinco anteriores Conferências de Engenharia que se constituíram como uma organização de referência no domínio da Engenharia em Portugal”. Para o próximo mês de Novembro, as expectativas centram-se assim “na promoção da internacionalização do evento e no elevar do seu patamar de qualidade, contando desde já com o apoio da Ordem dos Engenheiros".