Entre 30 de Setembro e 4 de Outubro, o clube Escape Livre volta a promover mais um passeio pelos antigos caminhos de Santiago de Compostela. Um evento que pretende reviver os caminhos percorridos pelos peregrinos em direcção àquela cidade espanhola.
Neste evento vão participar os sócios do maior clube automóvel português, o Automóvel Club de Portugal (ACP). De 30 de Setembro a 4 de Outubro o IX Off Road ACP “vai levar os participantes até Santiago de Compostela, por caminhos não tão tortuosos como os antigamente percorridos pelos peregrinos, contudo, com uma diversidade e dificuldade suficiente para apelar ao espírito de aventura”, afirmam os organizadores.
O IX Off Road ACP distingue-se “por ser uma viagem de cinco dias e um percurso de 600 quilómetros que, embora envolvendo a componente todo terreno, é acima de tudo um passeio cultural, enriquecedor do ponto de vista do conhecimento do país e das suas variadas facetas turísticas, e onde a vertente histórica e religiosa ocupa grande lugar pelos diversos monumentos, igrejas e mosteiros visitados”, adianta Luís Celínio.
A cultura, a tradição, as lendas e as histórias das diversas localidades por onde esta caravana irá passar complementam este passeio. O início do evento está marcado para o Hotel Turismo em Trancoso, no dia 30 de Setembro, com um jantar de boas vindas e uma visita nocturna ao castelo. No dia 1 de Outubro dá-se a partida para o norte de Portugal, com forte e secular tradição religiosa. O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, o mosteiro de S. João de Tarouca e a Torre Medieval de Ucanha são alguns dos pontos de passagem na viagem que prossegue até Lamego. De tarde, a etapa fica marcada pela travessia da Serra do Marão e pela queda de água das Fisgas do Ermelo. No dia 2, domingo, o santuário de Nossa Senhora do Viso marca a viagem com destino a Agra, uma característica aldeia rural que será visitada. De tarde, a região de Bouro é o destino da caravana. Os santuários de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia aparecem no horizonte dos viajantes, que seguem para o Mosteiro de Tibães, onde será feita uma visita guiada.
No dia 3, segunda-feira, os participantes terão oportunidade de subir ao monte de Santa Luzia e de visitar o Mosteiro de São João de Arga, a um passo da fronteira para terras galegas, onde o miradouro sobre o rio Minho aguarda os participantes que vão ter ainda a oportunidade de visitar o Mosteiro de Oia, o único mosteiro cisterciense construído junto ao mar. À noite, uma caminhada até à catedral permite algum exercício físico depois das horas de condução e antecipa o espírito religioso do último dia do passeio. No dia 4, a chegada a um dos maiores marcos histórico-religiosos da Europa. A visita guiada à Catedral de Santiago e a cerimónia do Botafumeiro, em exclusivo para os participantes do IX Off Road ACP, são os pontos fortes deste último dia.