Um novo recorde de baixo consumo foi conseguido pelo protótipo desenvolvido na UBI que participou em mais uma edição da Shell Eco Marathon. O UBIcar, que este ano integrou esta prova desenvolvida pela petrolífera britânica, conseguiu o sétimo lugar geral da sua classe.
O espírito da competição, que decorreu mais uma vez no circuito alemão de Lausanne, passa por desenvolver protótipos, nas universidades e escolas secundárias, com o mais baixo consumo de combustível. Uma prova onde a UBI tem vindo a participar nos últimos anos, através de veículos desenvolvidos no Departamento de Engenharia Electromecânica. Este ano a UBI voltou a apostar numa das variantes do desafio com mais crescimento, a dos Urban Concept, e conseguiu o sétimo lugar da geral nesta modalidade.
Este veículo desenvolvido nas oficinas da academia conseguiu atingir a média de 164 quilómetros com um litro de gasolina. A marca foi alcançada depois de uma primeira tentativa que acabou por não correr da melhor forma para a equipa ubiana devido a alguns problemas mecânicos. Resolvido o impasse, o UBIcar entrou novamente em prova e conseguiu arrecadar o melhor resultado de sempre. O veículo desenvolvido por docentes e alunos dos departamentos de electromecânica e ciências aeroespaciais classificou-se no evento, na modalidade de veículos de combustão interna a gasolina, em sétimo lugar entre os 21 inscritos nesta prova que decorreu entre 26 e 29 de Maio.
“O desempenho da equipa da UBI foi marcado pela regularidade”, começa por explicar Fernando Santos. O docente de Electromecânica e um dos principais orientadores da iniciativa refere que “depois de falhada a primeira tentativa por avaria mecânica conseguimos concluiu as restantes quatro tentativas para dar as seis voltas ao circuito de Lausitz em menos de 45 minutos, tendo vindo a melhorar progressivamente o seu registo”. Logo na primeira fase validada da corrida o UBIcar conseguiu um bom registo com um consumo que lhe permitiria fazer 148 quilómetros com um litro de gasolina. O veículo da UBI acabaria por bater o recorde de anos anteriores ao conseguir um consumo de 164 quilómetros com um litro de gasolina.
Na opinião dos responsáveis do projecto, professores Fernando Santos, Francisco Brojo, José Páscoa e Paulo Fael, “este foi um ano marcado pela consolidação da participação da UBI no evento. A UBI dispõe agora de um veículo fiável, em termos estruturais, o que abre caminho ao desenvolvimento de um projecto mais centrado na inovação tecnológica e no desenvolvimento de um motor que lhe permita dar o salto qualitativo que lhe permita lutar por um lugar no pódio.
O projecto UBIcar concorreu ainda na modalidade de design, tendo a mesma sido vencida pela equipa da Universidade Politécnica de Torino. Nesta modalidade apenas é conhecido o vencedor desconhecendo-se o lugar alcançado pela equipa da UBI. O carro da UBI foi pilotado por um aluno de Design Multimédia, Nuno Rodrigues, o que veio conferir uma maior transversalidade ao projecto. A equipa que esteve presente na prova, em solo germânico, lembra que estes resultados “só foram conseguidos graças ao empenho de docentes e alunos envolvidos no projecto, através de um trabalho incansável e notável desenvolvido pelos alunos Bruno Pontes, Francisco Navio, Nelson Mendes, Nuno Rodrigues e Tiago Carrola”.