A competição organizada pela Downstream, em parceria com o Clube Escape Livre, e o apoio da Câmara Municipal da Guarda e da Agência para a Promoção da Guarda, foi disputada sob boas condições atmosféricas, tendo em conta os últimos dias de chuva e trovoadas, e onde apenas o vento fez a sua aparição.
“Correu, por isso, muito bem, o espectáculo que se viveu no centro histórico da cidade, numa pista semelhante à de 2010, mantendo a partida da Torre de Menagem, a passagem na escola EB 2-3 Santa Clara e na Sé, a passagem pela porta d’El Rei da muralha, e com destino à meta instalada na avenida junto do Hotel VanGuarda”, explicam os membros da organização. A avaliar pelos tempos próximos entre pilotos, a organização considera ter-se tratado de uma disputa muito renhida. Com Cláudio Loureiro (Team BikeZone) a liderar a classificação geral, deixou para segundo lugar, com 1,5 segundos de diferença, o actual Campeão Nacional de DHU, José Borges (Team Garcia Sports) e até mesmo Paulo Domingues, actual detentor da Taça, que cortou a meta com dois segundos de diferença em relação ao primeiro classificado. De referir ainda a excelente prestação do piloto da Guarda, João Rodrigues, que chegou a estar em terceiro lugar, mas que não foi tão feliz na segunda manga da prova, ficando para quarto lugar.
Na equipas, esta primeira etapa da Taça de Portugal de DHU Vodafone 2011, foi ganha pelo team Penacova DH/UD Lorvanense com o Team Bikezone em segundo e o Centro Vicentino da Serra BTT em terceiro.
Na classe de promoção, destaque para o atleta da cidade da Guarda, Tiago Filipe, que venceu de novo, com António Mendes em segundo lugar e André Rodrigues a fechar o pódio.
Com um balanço positivo, e onde o espectáculo, a adrenalina e a adesão do público marcaram presença, como é já habitual, Vítor Santos, vereador desporto da câmara municipal considera que “o Downhill da Guarda é já uma prova de referência numa cidade com todas as condições para que este desporto seja praticado ao mais alto nível”. A Taça de Portugal de DHU Vodafone segue para Porto de Mós, a 26 de Junho, e a última etapa está marcada para Ourém, a 31 de Julho.