Antes mesmo de firmar o acordo entre a concessionária de automóveis e a academia, Bruno Fernandes apresentava já algumas propostas para empregar recém-licenciados na Finiclasse. Esta concessionária de automóveis promove agora um conjunto de estágios direccionados para a engenharia mecânica e electromecânica, gestão, marketing, contabilidade, relações públicas, entre outras áreas.
A ligação entre as empresas é um dos principais pontos que a academia beirã pretende sublinhar com este tipo de parcerias. “Criar pontes entre a ciência e o mercado de trabalho, entre o conhecimento e a evolução das empresas é uma das funções básicas da academia”, sublinha João Queiroz. O reitor da UBI lembra também a estreita relação com a comunidade exterior à universidade. Para além das grandes empresas como a Portugal Telecom, a Galp, a academia promove uma ligação com as empresas regionais. Para Queiroz, este tipo de parcerias acaba “por ser benéfica para ambas as partes”. A ciência apoia o desenvolvimento das empresas e entidades, por seu turno estas acabam também por receber os recursos humanos e as tecnologias desenvolvidas no seio da instituição.
O caso da Finiclasse é o mais recente exemplo. Bruno Fernandes, responsável pela empresa que conta com 116 colaboradores mostra-se agradado com esta parceria. Para este empresário é agora esperada “uma maior relação com as faculdades e as empresas do grupo. Neste momento temos 116 colaboradores nas nossas empresas o que representa já um número considerável para empresas deste sector e nesta região. A parceria instituída com a UBI representa uma forma de promover projectos conjuntos, mas também recrutar colaboradores, directamente dos alunos da academia”. Durante a assinatura deste protocolo “colocámos já à disposição da instituição uma vaga para a área da gestão e contabilidade, mas podem surgir mais para a engenharia mecânica, electromecânica, marketing, relações públicas, entre outras áreas, acrescenta Fernandes. O responsável da Finiclasse, empresa que irá também promover alguns dos seus produtos na academia, refere também que “cinco colaboradores da empresa foram formados na UBI, profissionais em quem temos toda a confiança e que nos deixam boas perspectivas para futuros colaboradores originários desta academia”.