Ascendeu a mais de cinco centenas, o número de pessoas que participaram nas diversas acções de sensibilização e educação para a saúde, promovidas pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, a propósito da iniciativa Maio com o Coração.
Tabagismo, Hábitos de Vida Saudáveis e Prevenção de Doença Cardiovascular, foram o mote dos ensinos e actividades realizadas na Escola Pêro da Covilhã, Espaço das Idades, Serra Shopping e Hospital Pêro da Covilhã. Acções complementadas com rastreios de tensão arterial, glicemia, colesterol, índice de massa corporal e avaliação do risco cardiovascular.
Este tipo de doenças é responsável por cerca de 40 por cento dos óbitos em Portugal, as doenças cardiovasculares são também uma importante causa de incapacidade. Entre as suas principais consequências estão o enfarte de miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte, frequentemente súbitos e inesperados. A importância deste tipo de iniciativas é elevada, os técnicos de saúde recordam que “o controlo dos factores de risco são o meio mais eficaz para reduzir as complicações fatais e não fatais das doenças cardiovasculares”.
Para além da idade e história familiar, são factores de risco; o tabagismo, o sedentarismo, a diabetes, a obesidade, os maus hábitos alimentares, a hipertensão arterial e o stress excessivo. Para o cardiologista António Peixeiro, director do serviço de Cardiologia do CHCB, “o rastreio e o diagnóstico médico são fundamentais para avaliar o risco de doença cardiovascular, pelo que, do sucesso de acções deste nível, depende a vida com qualidade de muitas pessoas”.
A encerrar o conjunto de eventos, o Serviço de Cardiologia do CHCB promoveu uma caminhada, na manhã de sábado, 28 de Maio. O evento intitulado “Caminhe pelo seu coração” contou com dois percursos estabelecidos de acordo com as condições físicas dos participantes e pretendeu sensibilizar os mesmos para os muitos benefícios da actividade física.