Pela primeira vez a Portugal Telecom alargou o seu leque de selecção de licenciados às universidades fora de Lisboa e Porto. A academia beirã acolheu, durante dois dias, o programa de promoção da PT, iniciativa que envolve um conjunto de actividades e palestras onde é dada a conhecer toda a dinâmica de uma das maiores empresas europeias deste sector.
Segundo um dos responsáveis pelos recursos humanos da telefónica portuguesa, “esta visita à UBI insere-se num road-show nacional que está a ser promovido pelas principais universidades portuguesas que visa captar talentos para a Portugal Telecom”. Francisco Nunes, administrador executivo, responsável pelo pelouro dos recursos humanos na PT, sublinha que a empresa “tem seguido, nos últimos anos, a política de recrutamento de cerca de cem jovens licenciados por ano que entram para os nossos quadros. Aquilo que estamos aqui a procurar é o alargamento das fontes de recrutamento que temos tido. Anteriormente as universidades da zona de Lisboa e do Porto acabavam por ser as preteridas, neste tipo de recrutamento, o qual, a partir de agora tem uma maior abrangência”. A telefónica portuguesa pretende assim recrutar para os seus quadros “os melhores alunos das universidades”. Um programa de apoio ao jovens licenciados “promovendo-se, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e de competências do trainee através de acolhimento e integração assistida, bem como através de um kit de formação. Acompanhar, orientar, avaliar e dar feedback constante é outra das estratégias assumidas no âmbito do programa”.
O administrador executivo aponta ainda para o facto deste ser um programa “com o qual procuramos, de forma contínua, rejuvenescer os recursos da PT e encontrar também novas valências para aqueles que são os nossos desafios futuros, quer em Portugal quer no estrangeiro.” Um evento aberto a várias áreas que vão desde a engenharia, à gestão, passando pelo marketing, ciências e comunicação. Este é um programa que permite também que as pessoas que acedam à empresa tenham maiores possibilidades de continuar. “Aquilo que procuramos com esta iniciativa também é um certo talento que não está só nas universidades do litoral. Mas este tipo de evento permite também dar a conhecer uma das maiores empresas nacionais e as potencialidades desta entidade para quem ali venha a desenvolver a sua actividade profissional. Segundo a PT, após esta primeira fase de selecção de interessados, está previsto o contacto com a gestão, designadamente com responsáveis pelas várias direcções. A selecção dos candidatos é assegurada através do cruzamento das respectivas áreas de interesse/ perfil com os planos de estágio disponíveis, sendo também realizada uma entrevista final com o director da área em análise.
Para João Queiroz, reitor da UBI, “estes eventos são de extrema importância para a academia. Aquilo que queremos fazer é encontrar saídas para os nossos graduados e aplicação de todos os conhecimentos e de todas as competências que lhes damos durante a sua formação, e portanto ter uma empresa como a Portugal Telecom ou como outras que têm vindo à UBI procurar recrutar os nossos alunos, verificar as suas competências para as especificidades que eles precisam é muito importante”. O principal responsável pela academia sublinha que “nos últimos dois anos temos registado uma maior abertura a empresas da região, mas também de âmbito nacional e internacional”. Queiroz aproveitou a iniciativa para recordar uma série de protocolos de cooperação científica e tecnológica, “temos vários projectos de investigação com diferentes empresas, no caso da Portugal Telecom estamos a desenvolver projectos com esta entidade, existindo mesmo já alguns trabalhos e assinámos um protocolo mais específico sobre esse tipo de cooperação. A PT e outras entidades têm mostrado disponibilidade para acolher os nossos alunos na realização de estágios e projectos, o que favorece o recrutamento de graduados e esse é o anseio de qualquer reitor”, atesta Queiroz.