“Workshop Europa 2020” é a temática fundamental do evento que terá lugar na Universidade da Beira Interior, na próxima semana. Um evento organizado pela licenciatura em Ciências da Comunicação, pelo mestrado em Jornalismo e pela representação da Comissão Europeia em Portugal vai divulgar algumas linhas de conhecimento sobre o espaço europeu.
Dialogar sobre a temática, apresentar novas formas de comunicação e fontes de informação sobre o espaço comunitário é um dos fundamentos desta iniciativa. Um evento que tem lugar nos dias 8 e 9 de Junho, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras. Os trabalhos arrancam na tarde do dia 8, cerca das 15 horas, com a recepção e boas-vindas pela presidente do Departamento de Comunicação e Artes.
A primeira sessão de trabalho está agendada para as 15.30 horas e decorrerá na Sala dos Conselhos, no pólo I da UBI. “Economia europeia e Política regional” é o tema apresentado por José Reis, presidente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A esta intervenção segue-se Luís Sabino, antigo funcionário do Comité Económico e Social Europeu/Bruxelas e membro do Team Europe. Sabino irá ter como temática central “A Europa e a Participação dos Cidadãos”. O primeiro dia de trabalho encerra com a intervenção da engenheira Teresa Gradim, da Comissão de Coordenação para o Desenvolvimento da Região Norte. Uma apresentação que tem como tema base “Qualidade nos serviços públicos e direitos do consumidor”.
No segundo e último dia do evento, quinta-feira, 9 de Junho, os trabalhos são retomados pelas 9 horas com a intervenção de Teresa Cierco. A docente da UBI e directora do mestrado em Relações Internacionais irá falar da temática europeia como “Pilar Social”. Cerca das 10 horas, “União Europeia, energia e ambiente”, é o tema abordado pelo engenheiro José Escada da Costa. Este especialista em energia irá apresentar alguns tópicos sobre esta temática. Rui Cavaleiro, que vem em representação da Comissão Europeia, falará do “Europa 2020”. A última intervenção é de Ana Cabo, também da representação da Comissão Europeia, que falará sobre “Fontes de informação da EU”. A iniciativa. Um evento que termina com um almoço-debate onde será debatida a temática de “Ser Jornalista em Bruxelas”, com Deolinda Almeida, directora do Cenjor e Centro de Formação de Jornalistas.
O vasto leque de temáticas, a característica de debate presente nas intervenções e a participação de alunos, docentes, investigadores e profissionais da área confere a este evento aspectos de interligação entre a comunidade académica, profissionais do meio, e também entidades europeias oficiais.