“Crescer com os animais” é um projecto educativo que a Clínica Veterinária da Covilhã, juntamente com a autarquia serrana, está a promover junto das crianças do 1º Ciclo de Ensino.
Segundo o veterinário Hugo Brancal, o número de famílias que adoptam animais domésticos tem vindo aumentar, pelo que “é preciso educar e sensibilizar, sobretudo as crianças, para que saibam que um animal não é um brinquedo inanimado, tem a sua personalidade, exige os seus cuidados e responsabilidades”.
Para este técnico, “é importante que as crianças perceberam a diferença entre os animais, que saibam, por exemplo, que um gato não um cão pequeno, e que por isso tem um mundo completamente diferente no que toca à comida, aos cuidados de higiene, às brincadeiras, etc.”. o projecto passa por desenvolver diversas sessões de sensibilização nas escolas do concelho. Actividades onde são mostrados diversos exemplos de práticas a seguir, de como se lidar com os animais e de quais os cuidados a ter com estes. Nas sessões com alunos, através de imagens, Isabel Santos, outra técnica ligada a esta iniciativa, explica os cuidados alimentares com os animais domésticos, e desfaz algumas ideias feitas, como por exemplo: “os cães não devem comer ossos, pois provocam feridas”.
Nestas actividades, Hugo Brancal aborda uma área de extrema importância, a dos cuidados de higiene a ter com os diferentes animais, os cuidados médicos fundamentais como a vacinação, e ainda responde às diferentes perguntas dos alunos. Acredita que assim as “crianças crescem mais responsáveis em relação aos animais e também sensibilizam as famílias”. Depois das sessões nas escolas do Paul e Unhais da Serra, a actividade devem ser repetida noutros estabelecimentos do concelho da Covilhã. Para além dos dois veterinários marcam também presença dois cães da brigada de combate à droga e defesa pessoal da GNR.