No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química, o Departamento de Química da UBI organizou no sábado um concurso intitulado “Tabela Periódica Humana”. O seu principal objectivo é representar a tabela periódica com concorrentes/figurantes, executando cada um o papel de elemento químico. As três melhores representações químicas levam prémios monetários, atribuídos pelo BPI.
O concurso estava aberto a todos os jovens que frequentam Escolas Públicas ou Privadas, do 7º ao 12º ano de escolaridade, e podiam participar em grupo, ou individualmente. A organização contou com escolas de Alcobaça, Covilhã, Manteigas, Pinhel, Sabugal, Gouveia e Castelo Branco.
No fim de todos os elementos desfilarem para o júri, e para acalmar os nervos dos mais ansiosos, a organização, ofereceu um lanche a todos os participantes e acompanhantes na actividade. A alegria esteve presente durante toda a tarde, mesmo quando foram anunciados os vencedores, pois todos os participantes sabiam que apenas três levavam o prémio para a escola. Os três contemplados foram, em primeiro lugar e com um prémio monetário de 300 euros o símbolo químico Estrôncio da Escola EBI João Roiz de Castelo Branco, em segundo a Escola Secundaria 2º e 3º Ciclo D. Pedro I, Alcobaça levou o prémio de 200 euros com o símbolo, Cádmio, e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, arrecadou o terceiro lugar com o símbolo químico Índio, e levou para a sua escola o prémio de 100 euros.
Maria Isabel Guerreiro da Costa Ismael Presidente do departamento de Químca afirma que esta iniciativa tem como intuito “sensibilizar os jovens para o papel Químico no desenvolvimento humano e, simultaneamente, mobilizar a sua criatividade para a concepção e divulgação de um elemento químico”. O aluno da escola secundária de Pinhel Bernardo Gonçalves afirma que participar nesta iniciativa “dá oportunidade de sairmos das nossas cidades, de passar um dia diferente, mas acima de tudo mostrar os trabalhos desenvolvidos nas nossas escolas”.