“Mais uma missão cumprida, mais um passeio bem sucedido”, começam por explicar os organizadores de mais um passeio promovido pelo clube Escape Livre. Sócios e não sócios da Inatel responderam positivamente ao desafio lançado pelo clube egitaniense e partiram à descoberta das montanhas da região centro de Portugal.
A caravana, composta por 35 viatura, percorreu os trilhos entre as serras da Estrela e do Açor. Cerca de uma centena de pessoas quase esgotaram as unidades hoteleiras da Inatel de Vila Ruiva e Piódão.
Além das habituais viaturas todo-o-terreno, marcaram presença também as viaturas SUV, que não ficaram atrás nas prestações das subidas e descidas dos corta-fogos. O balanço final é” obviamente positivo”. Para Luís Celínio “os novos visitantes ficaram a conhecer alguns dos encantos da região, por percursos e obstáculos naturais criteriosamente escolhidos pela organização e que permitiram que todos chegassem, com adrenalina, orgulho e satisfação, a todos os locais”.
Para os menos habituados ao fora de estrada, “o passeio contou com a importante parceria da Hyundai, da Bridgestone e da ValorPneu, que expuseram diversas dicas no âmbito do uso da condução todo terreno, dos pneus e no respeito pela natureza”, acrescenta este responsável pela organização. A etapa nocturna de sexta-feira, que ligou Vila Ruiva, Celorico e Linhares da Beira, com visita aos castelos e ainda ao Museu do Queijo, serviu de amostra ao que os participantes iriam encontrar nos dias seguintes, abrindo o apetite aos mais aventureiros.
No sábado, o percurso entre Vila Ruiva e o Piódão levou os participantes a dedicarem-se quase exclusivamente à tarefa de ultrapassar os obstáculos naturais, corta-fogos, caminhos mais ou menos estreitos e escarpados. Entre os tempos de “descanso”, as visitas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e Museu do Pão, ambos em Seia, agradaram a todos.
A terceira etapa, na manhã de domingo, “acabou por ser ainda mais deslumbrante face a um nevoeiro denso que se fixou a média altitude, permitindo que os participantes percorressem trilhos como se circulassem sobre as nuvens, enquanto se dirigiam à Fraga da Pena e ao Monte do Colcurinho, ambos locais de beleza excepcional”.
Luís Celínio sublinha que “com este terceiro Raid Inatel consolidámos uma parceria que, da nossa parte, está a contribuir para a divulgação da nova e dinâmica imagem da Inatel para trazer mais sócios para a Fundação - foram já muitas dezenas que aderiram a estas iniciativas - e contribui ainda para que as suas instalações hoteleiras sejam não só mais utilizadas como muito divulgadas junto de um potencial público”.
Da parte da administração da Inatel, Moreira Marques salientou que “a Inatel tem um conjunto de propostas para os sócios não só através deste Raid Inatel em todo terreno mas também no BTT, na canoagem, na motonáutica, no jet ski, etc. Esta parceria com o Clube Escape Livre tem ultrapassado as nossas expectativas e é para continuar.” Tudo aponta para que em 2012 um novo destino seja proposto no Raid Inatel.