Chegou com um atraso de cerca de uma hora à sua última actividade como secretário de Estado do emprego e formação profissional. Valter Lemos, que volta a ser candidato a deputado pelo círculo de Castelo Branco, nas listas do Partido Socialista, deslocou-se até à “cidade neve” para entregar o certificado de qualidade “Equass” à APPACDM desta cidade.
Este tipo de certificado acaba por reconhecer um conjunto de serviços prestados por esta entidade aos cidadãos com deficiências mentais. O “Equass” tem sido atribuído a várias organizações europeias desta natureza e a APPACDM passa agora a fazer parte deste conjunto de entidades. Num dia que os responsáveis pela instituição consideram de assinalável, foi também deixada a garantia de apoio na construção da nova sede. Uma aspiração que tem vindo a marcar, desde o início, a presença da APPACDM na Covilhã.
António Marques, presidente desta instituição, começou por referir o significado do “Equass”. Com o reconhecimento dos serviços prestados, numa escala europeia, “o trabalho a realizar, a partir daqui, terá de continuar a ser pautado pela pelo rigor e pela melhoria constante”. Para este responsável, as aspirações passam pela nova sede e pelas potencialidades que um espaço daquela natureza apresenta.
Valter Lemos, optou por falar de forma generalizada da APPACDM. Com instituições na Covilhã, Fundão e Castelo Branco, “todas elas foram conseguindo obter este reconhecimento, este sinal de qualidade”. Facto que para o representante do Governo, “mostra bem o trabalho desempenhado por quem está nestas instituições”. Um trabalho que, na perspectiva do socialista, “contou com a ajuda possível da tutela”.
José Joaquim Antunes, director da segurança social de Castelo Branco, parece ter pegado no mote lançado por Valter Lemos e aproveitou para frisar a importância da atribuição deste certificado “a uma instituição que com pouco faz muito”. A gestão de recursos parece ser, no entendimento de Antunes “a melhor atitude por parte destas instituições, pese embora não seja postura seguida por algumas delas”. O futuro da APPACDM da Covilhã passa pela nova sede, a ser construída junto ao antigo hospital da cidade. Uma aspiração que tem na câmara municipal a principal entidade promotora. Luis Barreiros, vereador da autarquia serrana, marcou presença neste acto e garantiu a continuidade da edilidade na construção “para breve” da nova casa.