Guarda, Porto de Mós e Ourém são as três cidades que recebem, este ano, as provas do campeonato nacional de downhill urbano. O arranque desta prova está marcado para 29 de Maio com a prova na cidade egitaniense.
O percurso mantém os 1112 metros de extensão do ano passado. Um percurso que atravessa o coração histórico da Guarda, com partida da Torre de Menagem, passando pelo interior da Escola Santa Clara, onde os participantes encontram diversos obstáculos, para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé. O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado o mais pronunciado salto da prova, prometendo ser um local de grande emoção para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda. O ataque às estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire promete ser um dos desafios técnicos mais difíceis para os pilotos, que prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro.
Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários da Guarda, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda. De referir que o paddock estará de novo situado junto à meta. Segundo a organização “este é um traçado bastante exigente, misturando zonas muito rápidas com outras de grande técnica, onde uma boa condição física é essencial para se chegar ao triunfo”.
Para Paulo Domingues, o actual detentor da Taça de Portugal, “este será um início de época difícil, pois o percurso tem muito pedal e é aí que a diferença se faz. Treinei bastante para a prova de Lisboa mas, com a sua anulação, acabei depois por parar e agora recomecei em força, com uma preparação de hora e meia por dia e creio estar em condições de poder lutar por mais uma vitória. Sei que a concorrência está forte e que terei de dar o meu melhor para vencer”.
O popular "Amarelo" terá em Cláudio Loureiro o seu principal opositor, com o actual líder da Taça de Portugal de DHI a fazer o regresso às provas urbanas. “Depois de um ano de ausência, apostei no regresso ao DHU, pelo que em 2011 terei um programa bem mais completo. E espero ser tão feliz como em 2008, ano em que venci a primeira edição da prova da Guarda”, explica Loureiro.
Os treinos livres terão início pelas 9.30 de domingo, dia 29, e a primeira descida de prova está agendada para as 14 horas. A segunda terá início pelas 16 horas. Espera-se que quase uma centena de atletas faça a sua inscrição na prova nas categorias de federados e não federados.