Comunicação livre, exposições, música e performances arísticas fazem parte do pacote de actividades que compõe o “Speech n’Rise”.
Segundo a organização, formada por um grupo de alunos da UBI, “trata-se de um evento que utiliza a comunicação como base de intervenção em que sete oradores vão falar durante sete minutos”. No próximo dia 14, a sede da Banda da Covilhã transforma-se em palco para os “discursos do povo”. Noel Vieira, aluno de Ciências da Comunicação da UBI e um dos mentores da ideia começa por explicar que “tudo terá lugar, da arte à política, da Filosofia à Ciência, da política aos ladrilhos de rodapé, tudo é valido nas temáticas das intervenções. Este é um evento para o povo, com o povo, ou seja, o conceito do open source people é aqui incorporado”.
O Speech n ́Rise pretende servir de oportunidade a todo e qualquer cidadão de apresentar e trazer à discussão pública os mais diversificados assuntos. Este projecto de mobilização cívica e partilha social que utiliza a comunicação como base de intervenção para a concretização de uma sociedade livre, democrática e activa, começou a ser pensado à mesa de um café, com os organizadores e desenharem uma actividade de debate e de artes. “O discurso livre, a arte digital, concertos, exposições activas e muitos outros projectos criativos emergentes vão marcar presença e ter um lugar próprio”, diz também Vieira. A organização continua a receber propostas para intervenções e em breve conta apresentar o cartaz final. A actividade está aberta a toda a comunidade “e queremos mostrar que não estamos interessados só em assuntos académicos. As experiências pessoais e a mostra daquilo que as pessoas pensam também são importantes”, acrescenta.