O Teatro das Beiras apresenta a sua 83ª produção, com a peça infantil “O Rei Menino”, encenada e adaptada por Isabel Bilou e com a interpretação de Pedro da Silva, Rui Raposo Costa e Vânia Fernandes.
A peça versa sobre o rei Gustavinho I, que após ter ficado órfão é obrigado a assumir as responsabilidades de monarca. O problema é que o protagonista é apenas um jovem menino, que apesar da sua coroa, tudo o que quer é brincar e ser uma criança normal.
Isabel Bilou explica que, sendo uma história que vai de encontro ao imaginário das crianças, pode servir também como “um factor de reflexão no exercício da formação e educação infantil”. A encenadora acrescenta ainda que espera que esta peça desperta nos espectadores “o desejo de reencontrar ingredientes que ajudem a reflectir sobre o crescimento harmonioso das crianças”.
O rei Gustavinho foi interpretado por Vânia Fernandes, que revela ter preparado o seu papel através da sua infância e da observação de outras crianças, adiantando que “não é difícil construir o papel de uma criança”.
O narrador, entre outras personagens, ficou a cargo de Rui Raposo Costa, que baseou as suas personagens em “figuras-tipo” e na “interacção com os restantes actores”.
A peça era recheada de figurinos e personagens diferentes, tendo até fantoches manobrados pelos actores. O entusiasmo das crianças que assistiam era notório, até pelas constantes gargalhas que as cenas em palco provocavam. João Pedro, de 6 anos, confessou, entre sorrisos, ter adorado a peça e que quer “uns brinquedos iguais aos do rei”. “O Rei Menino” vai estar em cena entre até dia 27 de Maio, em espectáculos realizados às 11h e às 14.30h, com uma duração aproximada de uma hora.