No âmbito das iniciativas do Gabinete de Saídas Profissionais da UBI, decorreu no passado dia 12 de Maio, no anfiteatro 7.20 do Pólo de Ciências Sociais e Humanas, o workshop Job Party.
Trata-se de uma iniciativa da revista “Fórum Estudante”, com o apoio do Banco Santander Totta, que consiste num seminário de um dia onde são promovidas sessões práticas sobre mercado de trabalho, elaboração de CVs, entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, empreendedorismo e recursos humanos, fornecendo ferramentas importantes aos alunos na procura eficaz do primeiro emprego. As inscrições eram gratuitas, e cada participante tinha direito a receber, no início do dia, um “Kit do Primeiro Emprego”, e no final, um certificado de participação.
As actividades iniciaram-se pelas 9h45, com a abertura e apresentação do programa, que teve como palestrantes Tiago Sequeira, pró-reitor da UBI, Rogério Palmeiro, do Gabinete de Saídas Profissionais, e ainda Duarte Nuno, do Banco Santander Totta, e Gonçalo Gil, da Fórum Estudante. Posteriormente, e ainda da parte da manhã, seriam apresentadas, por Catarina Ramalho, da Ray Human Capital, as regras para a abordagem ao mercado de trabalho, e também as normas que presidem à redacção de um bom Curriculum Vitae.
Da parte da tarde, as actividades reiniciaram-se pelas 14 horas, com as simulações de entrevista e dinâmica de grupos, novamente coordenadas por Catarina Ramalho, da Ray Human Capital. Pelas 16 horas, teve lugar a última conferência, baseada na temática do empreendedorismo enquanto alternativa para o primeiro emprego, e que contou com Dina Pereira, da Divisão de Investigação e Desenvolvimento da UBI, e Luís de Matos, aluno finalista de Engenharia Informática, e vencedor do concurso de ideias WinUBI 2010.
Gonçalo Gil, representante da Fórum Estudante, explica que a iniciativa do Job Party surge na sequência da preocupação da revista com os problemas dos jovens, e de “lacunas” identificadas no caso particular do Ensino Superior. “Após identificarmos as lacunas, procuramos eliminá-las; nesse sentido, reparámos que não havia, no Ensino Superior, uma iniciativa deste tipo que explicasse aos alunos como redigir um CV ou como se posicionarem perante uma entrevista, por exemplo, e foi assim que surgiu a motivação da Fórum Estudante para promover a Job Party”. Para Gonçalo Gil, o balanço até ao momento é “bastante positivo”. “A Job Party começou no ano passado, e desde então deu um salto qualitativo e também quantitativo, contando com um número crescente de participantes”, acrescenta. A este propósito, Gonçalo Gil mostrou-se satisfeito com a adesão verificada na UBI. “Tínhamos, até agora, uma média de cerca de 60 participantes por sessão, mas aqui na UBI o número chegou à centena”.
Para Rogério Palmeiro, do Gabinete de Saídas Profissionais da UBI, este evento “reveste-se da máxima importância do ponto de vista da valorização curricular”, sendo “fundamental para os estudantes participarem neste tipo de iniciativas”, para assim terem “uma melhor percepção daquilo que é a realidade do mercado de trabalho, e para ganharem competências que lhes permitam enfrentá-lo”.
A Job Party contempla, nesta segunda edição, 20 eventos em 18 Universidades e Politécnicos de Norte a Sul do país. Iniciada em Fevereiro, esta iniciativa culminará, em Outubro, com a realização da 2ª Conferência Nacional do Primeiro Emprego, a ter lugar na UBI.