Terminou no passado dia 5 de Maio, um workshop internacional denominado “Igualdade de Género em Cena”. Um evento que reuniu na Covilhã 19 pessoas oriundas de vários países europeus “para debater as questões de género de um ponto de vista intercultural” começam por referir os responsáveis da CooLabora.
Durante os oito dias em que decorreu este evento, organizado pela CooLabora – Consultoria e Intervenção Social, tiveram lugar diversas sessões temáticas e sessões de teatro-fórum que permitiram aos participantes “reflectir sobre a forma como os estereótipos e as discriminações com base no género se expressam nos dez países que estiveram representados: França, Inglaterra, Turquia, Alemanha, Letónia, Bulgária, Roménia, Itália, Grécia e República Checa”.
Para as sessões temáticas a CooLabora convidou várias pessoas e entidades locais com intervenção e experiência no tema que abordaram as diferentes dimensões da igualdade de género. Temáticas como os estereótipos de género, conciliação entre vida familiar e vida profissional, igualdade de género nas empresas e violência de género fizeram parte do leque de trabalhos. Os seus contributos “permitiram criar um espaço de reflexão onde os participantes partilharam as suas próprias experiências no âmbito destas temáticas e apresentaram factos e números que expressam a realidade de homens e mulheres nos seus países”, sublinha os promotores.
As sessões de teatro-fórum foram dinamizadas pela Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) e proporcionaram o debate em torno de diferentes situações de discriminação dramatizadas pelos participantes. Várias destas histórias foram integradas no vídeo europeu “WoMan on Stage” que será editado e divulgado brevemente pela CooLabora.
Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, do Grupo Educação e Recreio “Campos Melo”, do Museu dos Lanifícios, do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Centro Cultural Raiano.