Há quase dez anos que a cidade de Gouveia, na encosta ocidental da Serra da Estrela, recebe o único festival de rock progressivo realizado em Portugal, e que é considerado um dos mais conceituados a nível mundial: o Gouveia Art Rock.
Este festival baseia-se no género musical conhecido como rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 1960 em Inglaterra, e que se tornou muito popular na década seguinte, contando ainda hoje com muitos adeptos.
Com a primeira edição a ocorrer no ano de 2003, o Gouveia Art Rock tem conseguido trazer até esta pequena cidade do Interior uma panóplia respeitável de conceituadas bandas e músicos do panorama do rock progressivo das décadas de 70, 80, 90, e da actualidade, conjugando nos seus cartazes a antiguidade com a novidade. Ao longo das suas nove edições, já passaram pelo palco do Gouveia Art Rock intérpretes como o canadiano David Myers, os holandeses Focus, os norte-americanos California Guitar Trio, e os britânicos Van Der Graaf Generator, Robert Fripp e Steve Hackett, ex-guitarrista dos Genesis, entre outros. No entanto, apesar da qualidade dos artistas, e do facto de ser um dos principais festivais de rock progressivo a nível mundial, é um evento ainda pouco divulgado e que recebe relativamente pouca atenção por parte dos media, talvez por se basear num estilo de música erudito e muito direccionado a nichos específicos, que foge claramente à esfera do pop/rock em que se baseiam a maior parte dos festivais a que o público está habituado.
Este ano realizou-se a nona edição deste festival, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, apresentando um cartaz com Aranis (Bélgica), Shirley Hoffman (Suíça/Canadá), Alamaailman Vasarat (Finlândia), BASta! (Bélgica), Caravan (Inglaterra), Yugen (Itália), Three Friends (Inglaterra), e Peter Hammill (Inglaterra). À semelhança das edições anteriores, a edição 2011 do Gouveia Art Rock teve lugar no Teatro-Cine desta cidade, sendo a sua organização da responsabilidade da empresa municipal Desporto Lazer e Cultura de Gouveia (DLCG), com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia.
Para Alberto Cardoso, director da DLCG-EEM, o balanço desta nona edição do GAR foi “francamente positivo, não só do ponto de vista musical e artístico, mas também do ponto de vista económico”, na medida em que este evento “mobiliza um número razoável de pessoas, que se deslocam até Gouveia e que aqui realizam despesa em alojamento, alimentação, entre outros”. Alberto Cardoso afirma mesmo que “a capacidade hoteleira de Gouveia foi esgotada, havendo pessoas alojadas em aldeias limítrofes, e até nos concelhos vizinhos de Seia e Mangualde”, destacando que, desta forma, “os impactos económicos não se fazem sentir apenas em Gouveia, mas em toda a região”. De destacar também a afluência por parte do público, vindo de diversas partes do País, e também do estrangeiro, de nações como a Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, e mesmo Rússia e Japão, num total que Alberto Cardoso avalia em cerca de meio milhar de pessoas. “A maior parte delas são já ‘clientes habituais’ do festival, pois já se deslocam aqui há várias edições, e acabam por se despedir com um ‘até para o ano’, o que acaba por tornar este evento numa espécie de convívio anual para os aficionados do rock progressivo”. O director da empresa municipal que organiza o evento sublinha que esta “base de fãs que já se constituiu é decisiva para que continuemos com este festival” e, em consonância com as palavras proferidas pelo representante do município na cerimónia de abertura, afirma que “a décima edição do Gouveia Art Rock vai ser uma realidade, e vamos começar a trabalhar nela desde já”.
Ficamos então à espera. Para a história fica o sucesso desta nona edição do Gouveia Art Rock, em que foi dada continuação ao bom trabalho dos anos anteriores. Todos os concertos tiveram sala cheia, em mais uma excelente mobilização de público, vindo das mais variadas origens, o que coloca Gouveia “no mapa” e torna este festival num evento de dimensão global. Para o ano, há mais.
Gouveia Art Rock - Primeiro dia
Gouveia Art Rock - Segundo dia
Actividades paralelas