Os dias da Economia do Ambiente continuam e, na passada quinta-feira, foi a vez da palestra Turismo Ambiental: Experiências e Diversidade tomar conta do anfiteatro 7.21, com discursos por parte de Célia Ferreira, responsável pela gestão ambiental do Tróia Resort, e de Paulo Lopes, da Oficina da Natureza.
Numa tarde em que a ideia de turismo sustentável esteve sempre presente, Célia Ferreira abriu com uma apresentação acerca do projecto Tróia Resort, começado pela Sonae em 1997, explicando aos presentes quais as medidas adoptadas para preservar e aproveitar a natureza em volta. Para Célia Ferreira é importante investir no turismo ambiental, pois “sem ele é difícil a actividade turística subsistir a longo prazo”. Assim, tem que haver “uma gestão e permanente renovação dos recursos”, defendeu.
Quanto à adesão, Célia Ferreira acredita que “a consciência das pessoas face às questões ambientais está a aumentar, ninguém quer passar férias numa paisagem suja, poluída”. Numa outra vertente, Paulo Lopes apresentou uma forma de turismo diferente, um “Turismo Criativo… Turismo de Emoções”, mais direccionado para a vivência da acção na primeira pessoa. A Oficina da Natureza, empresa de que é responsável, promove o turismo rural, centrado na tradição, oferecendo aos seus clientes workshops para “aprenderem e experimentarem tudo pessoalmente. Desde a paisagem, à história, à gastronomia, tudo o que é tradição, aqui tem valor e é mostrado”, esclareceu, referindo-se aos programas que a empresa oferece.
Paulo Lopes “valoriza muito a matriz rural portuguesa” que está na origem do seu negócio, e afirma que “apesar de muita gente tentar fazer ver o contrário, nós não somos um país cosmopolita, somos um país rural e devemos assumir a nossa identidade”. Paulo deixou ainda um apelo aos alunos, “se tiverem ideias de negócio sigam em frente, hoje mais do que nunca existem apoios para quem acredita nas suas ideias”.
Os dias da Economia do Ambiente seguem para a sua última palestra, Recursos Energéticos, Conflitos Internacionais e Sustentabilidades: Desafios e Perspectivas, que terá lugar no próximo dia 26.