Depois das primeiras teorias desenvolvidas em meados do século XX, o conceito de esfera pública cresceu, entre as Ciências da Comunicação, de forma exponencial. Um dos contributos que mais tem vindo a dar origem e novos fenómenos relacionados com esta área de estudo é precisamente a Internet e as ferramentas que esta plataforma coloca à disposição dos seus utilizadores para comunicarem entre si.
É precisamente sobre essa temática que o projecto “Agenda dos Cidadãos”, desenvolvido nas actividades do Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online promove um seminário internacional para analisar as mais recentes investigações neste domínio. João Carlos Correia, responsável pelo “Agenda dos Cidadãos: Jornalismo e participação cívica nos media portugueses”, explica que “este é um tema clássico das Ciências da Comunicação, mas aquilo que vai estar em análise é o tema da esfera pública transposto para a actualidade, sobretudo no caso da esfera pública europeia e como as instituições contactam umas com as outras”. O docente da UBI e investigador do Labcom, lembra que “este é um tema muito em voga, sobretudo no que diz respeito à União Europeia, que está a pedir aos sues povos projectos para esta temática”.
Entre 19 e 20 de Maio, o Anfiteatro da Parada, acolhe vários painéis de discussão e apresentação de investigações. “Temos já garantida a presença de seis convidados internacionais de grande relevo científico e muitos investigadores de todo o mundo, desde a África do Sul ao Brasil, todos com o objectivo de debater o mesmo tema”, atesta Correia. Nesse sentido “é um grande acontecimento científico, que além do mais conta com o apoio da European Communication and Education Research Association (ECREA), o organismo europeu que congrega a investigação europeia de comunicação, um apoio conseguido através da secção de Media e Democracia e portanto tem um grande grau de internacionalização”, acrescenta o responsável pela organização do evento. Durante os dois dias vão assim ser analisadas diferentes correntes científicas na área do que é a esfera pública, o jornalismo, a interactividade, a retórica, as identidades e os novos desafios europeus nesta matéria. “A esfera pública, qual o papel dos novos meios, o aumento da participação dos cidadãos são alguns dos tópicos. Neste caso vamos contar com a presença de uma das maiores figuras mundiais que é o professor Raphaël Kies”, diz Correia. Também ao nível da esfera pública europeia “vamos ter dois especialistas na área da problemática da esfera pública e das relações com os vários povos europeus. Tudo isto nas sessões plenárias, porque nas sessões paralelas temos investigadores mais jovens, mas que são bastante promissores”.
João Carlos Correia destaca também o facto deste ser um evento promovido pelo projecto “Agenda dos Cidadãos”. Uma iniciativa apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Para o investigador, “são expectantes novas parcerias, novos projectos e linhas de investigação a nível internacional, nomeadamente articulando bastante o espaço entre Portugal, Brasil e Espanha e reforçando algumas portas que estão a começar a ser exploradas com os países nórdicos que têm um grau de investigação muito adiantado nesta área específica”.