Chega à região um dos programas de empreendedorismo que mais sucesso tem obtido nos últimos tempos. No próximo dia 14 de Maio, a UBI vai ser palco do TedXCovilhã. Durante um dia, diversos oradores contam as suas experiências profissionais em 15 minutos. Promover o debate criativo e dar origem a ideias inovadoras são as principais metas. Oradores de várias áreas tão distintas como a comunicação e a arquitectura ou a engenharia e as relações internacionais vão apresentar as suas opiniões e relatar experiências profissionais, em palestras de 15 minutos.
Com o evento que irá decorrer na academia espera conseguir trazer o espírito destas conferências que começaram em 1984, na Califórnia. Até porque, o TEDx “não é mais do que uma forma de lançar desafios aos jovens, de um modo diferente, e trazer também as experiências e os conhecimentos de alguns empreendedores para que possam mobilizar quem tenha ideias e vontade de fazer coisas novas”, reitera Nuno Neves, um dos elementos da organização.
Também Vasco Pereira, outro dos organizadores, está confiante que o objectivo de desenhar o futuro, ou trilhar caminhos para que projectos empreendedores possam sair do papel para a realidade, vai ser atingido com esta actividade. Outro dos aspectos importantes “é o da possibilidade de se estabelecerem contactos entre as pessoas que estão aqui na região e os oradores que vão participar na conferência. O espírito é a partilha de ideias que vale a pena disseminar”, acrescenta ainda Vasco Pereira.
O evento tem início marcado para as 9 horas e ao longo do dia, os vários oradores vão apresentar as suas visões também sobre os temas base do TEDxCovilhã. Nuno Neves lembra que a actividade que está pensada para a cidade serrana tem como tema central, “a criatividade, que vai ser abordada em três pontos: as indústrias criativas, a educação e a sustentabilidade ambiental”. No espaço dedicado aos “Empreendedores Criativos”, destaque para as comunicações apresentadas por André Macedo, CEO da Actual Sales, que traz uma palestra intitulada “Porque compramos (ou não) online”, segue-se André Macedo, fundador e CEO da ActualSales, grupo líder em promoção e vendas online em Portugal, Tiago Nunes, do projecto Magic Eye “um olhar que nos guia”. Tiago Nunes é licenciado em Engenharia Informática no Instituto Politécnico da Guarda, onde trabalha também no Projecto MagicKey, desde 2007. No projecto desenvolvem-se sistemas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de pessoas com graves limitações físicas ou com deficiência. Na prática desenvolve circuitos electrónicos e é programador. Nesta temática terá ainda lugar a comunicação de Diogo Orta e Costa, co-fundador da Biodroid, João Abrantes, sócio-gerente e director técnico da Mikroelement, que apresentará uma comunicação intitulada “Multimédia Interactivo como prestação de serviços”, João Abrantes investiga e desenvolve linguagens tecnológicas interactivas e Celso Martinho, co-fundador e director técnico da Sapo, que falará sobre “Paixão, Internet e Balões”.
O evento conta ainda a temática “Now and Trends”. O primeiro orador a falar sobre esta área é Pedro Gadanho, arquitecto e professor universitário. Gadanho apresenta uma comunicação intitulada “Fictions from Beyond - A Arquitectura do Futuro e o Futuro da Arquitectura”. Segue-se Edmundo Nobre, co-fundador da Ydreams, com uma comunicação denominada “Semear o Futuro” e Luís Quental Pereira, Managing Partner da Quotidian, empresa especializada em inovação e transformação organizacional através de métodos participativos, que apresentará “A criatividade está entre o vívido e o vivido”. Carlos Martins, presidente da direcção Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes, ADDICT, falará sobre "Cidades e Criatividade". A esta comunicação segue-se a de Álvaro Barbosa, professor da Universidade Católica Portuguesa, intitulada “Colaboração e Performance Musical on-line", e a de Pedro Aniceto, guru Apple em Portugal, com a comunicação “Se eu soubesse que era isto, tinha trazido um martelo!".
No que diz respeito à secção de Educação Criativa, destaque para a participação de Helena Marújo, professora universitária, que falará sobre "Educar para a Dúvida, Duvidar da Educação: da Carpintaria do Conhecimento à Alquimia da Sabedoria". Neste painel participam ainda Helena Águeda Marujo, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Erica Nascimento, directora regional da Junior Achievements, que apresentará a comunicação “Não se nasce empreendedor. Aprende-se”, Nuno Carvalho, co-fundador da Associação para a Divulgação Cultural e Científica, cuja comunicação se intitula “Participar e Aprender”, maestro Luís Cipriano, que vai explicar o “Projecto Zéthoven” e ainda Susana Carvalho, CEO da J. Walter Thompson, com a comunicação “Era uma vez um planeta encantado”.
Outra das áreas em forte destaque será a da Energia e Sustentabilidade. Uma temática que terá como oradores, Nuno Brás, partner managing director do LMIT, que traz uma conferência intitulada “Smart Systems: Melhorando a Eficiência dos Edifícios”, Carlos A. Santos Silva, coordenador dos programas doutoral e de formação avançada do Programa MIT-Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia - “Energia+TIC=Serviços de Energia+ Eficiência Energética" e Douglas Baillie, co-Líder da equipa de desenvolvimento tecnológico, projecto Tamera, apresentando "New energy systems and community building". A estes junta-se Francisco Duarte, co-fundador da Wayenergy e antigo aluno da UBI, que falará sobre “O caminho para a colheita de energia”, Salas Pires, director de Serviços e Tecnologias de Informação da PT Portugal e membro do Conselho de Administração da PT Sistemas de Informação, S.A., que apresenta uma comunicação intitulada “Next Generation Data Center”. A conferência termina com a apresentação do animador de rádio, Fernando Alvim, que vai apresentar uma comunicação intitulada “Como salvar o mundo em 15 minutos”.