O Departamento de Letras da UBI realizou na passada segunda-feira a 1ª Tarde de Espanhol. O auditório da biblioteca encheu-se para um desfile de discursos acerca das relações Portugal-Espanha.
A palestra iniciou-se pelas 15 horas com uma sessão de abertura que contou com intervenções por parte do Conselheiro da Embaixada de Espanha, Francisco Ramos, do Presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, Joaquim Paulo Serra, do Presidente do Departamento de Letras da UBI, António dos Santos Pereira, e do vice-reitor da UBI, Paulo Almeida.
Os discursos foram todos direccionados para a longa relação entre os dois países e para a crescente tendência da aprendizagem do espanhol em Portugal, com Paulo Serra a afirmar que “no ensino secundário no lectivo de 2005/2006 eram 10.000 os alunos a aprender o Espanhol como segunda língua, valor que aumentou para 51.000 em 2009”. Foi ainda focado o papel da UBI, que oferece vários cursos de espanhol.
O primeiro painel da tarde abordou as vertentes do espanhol na UBI, com intervenções por parte dos docentes Gabriel Magalhães, Francisco Fidalgo, e Graça Sardinha, que falou da evolução do ensino do espanhol no sistema de ensino português, dando ênfase ao papel da UBI.
Após o Porto de Honra iniciou-se o segundo painel, direccionado para a formação e experiência na área do espanhol. Os alunos do 1º Ciclo em Estudos Portugueses e Espanhóis recitaram poesia de García Lorca e de Pablo Neruda, seguidos pelo discurso da Mestre Sandra Morais acerca da “Perspectivas femininas da guerra no romance português e espanhol”. Com auditório cheio de interessados, a 1ª Tarde de Espanhol na UBI foi um sucesso.