No passado dia 29 e 30 de Abril realizou-se em Évora o V CITARA - Certame Internacional de Tunas Académicas da Região Alentejo. Este festival contou com a presença de cinco tunas, Semper Tesus - Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja, Imperia Neptuna Académica da Cidade da Figueira da Foz, Estudantina Universitária de Lisboa, Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, e a Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Extra-concurso apresentaram-se duas tunas da cidade, a Académica Feminina da Universidade de Évora, e a da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, registando-se ainda a participação especial do Coro da Universidade de Évora.
O festival teve início na sexta-feira, dia 29 de Abril, com a noite de serenatas que decorreu nas Escadinhas da Sé Catedral de Évora. De seguida realizou-se o Arraial Académico no Jardim do granito. No dia 30 de Abril, a tarde começou com o desfile das tunas pelas ruas da cidade de Évora, e por volta das 21h30 iniciou-se o Festival que decorreu na Arena de Évora.
A tuna que se sagrou vencedora foi a Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, que arrecadou não só o prémio de Melhor Tuna, mas também o de Melhor Pandeireta e Melhor Instrumental. Já a Estudantina da Universidade de Lisboa levou para a sua cidade o prémio de Melhor Serenata, Melhor Solista e Tuna mais Tuna. O prémio de Melhor Passa Calles foi entregue a TAFUL - Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa, e o de Melhor Estandarte a SempreTesus - Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja.
Para a Desertuna “foi uma honra ter recebido este convite e participar neste festival”, e “foi com muito orgulho que mais uma vez conseguimos atingir os objectivos”, como nos afirma Daniel Petrucci membro e um dos fundadores da tuna. Tal só é possível “por todo o trabalho que temos vindo a desempenhar, pela boa disposição deste grupo, bem como o enorme gosto que temos em fazer parte deste grupo. Quando estamos em cima de palco gostamos de dar tudo para que corra tudo bem e gostem muito de nós”.
Como nos diz Luís Tavares ensaiador e membro da Desertuna “Este foi o último festival em que a Desertuna participou este ano lectivo. Agora vai começar a preparar o próximo ano lectivo, mas sempre com muito trabalho para que a Desertuna continue a ser motivo de orgulho para todos os Ubianos”.